comida

Rota do Pitéu está a chegar a Setúbal com petiscos a 3,50€

De 9 a 24 de julho, 27 restaurantes do concelho vão preparar petiscos com produtos da região.
Os petiscos são de produtos regionais.

É na altura do verão que os petiscos sabem melhor. Juntar um grupo de amigos ao final da tarde ou início da noite, quando ainda está calor, e pedir uns quantos pratos para dividir e petiscar, é uma experiência incrível. Gargalhadas, boa comida e um serão entre amigos é aquele plano de sábado à noite que é sempre vencedor. Por isso, não pode perder o evento que se avizinha.

Setúbal vai receber, entre 9 e 24 de julho, a terceira edição da Rota do Pitéu, que conta com a participação de 27 casas especializadas em petiscos. Durante estas três semanas vai poder degustar os mais variados petiscos em tascas, tabernas, petisqueiras e marisqueiras, que vão apresentar pratos típicos ou inovadores, com produtos tradicionais da região, com um valor fixo de 3,50€.

Como não podia deixar de ser, o peixe e o choco não podiam ficar de fora desta festa gastronómica, e poderá contar com especialidades como sardinha com vinagrete, mexilhão, atum, ovas, pataniscas, rissóis e empadas de choco, pastéis de bacalhau e cavala em escabeche.

Se passar pelo Arrábid’In Mar vai poder provar um prego especial de carne de vaca, molho de mostarda e mel, queijo, fiambre e ovo estrelado em bolo do caco, mas se for à Taberna do Fernando dos Jornais há pastéis de bacalhau caseiros e moelas no Café Restaurante Arco Íris, no Bairro de Troino. Nestas redondezas, a Tasca do Galo terá lombinho no pão com queijo de Azeitão e, no Bardo Taberna Medieval, haverá codorniz com molho bárbaro.

O Arroba Check.In sugere uma bruschetta portuguesa de petingas ou sardinhas em azeite de oliveira ou com piri-piri. Já na Praça do Bocage, o Moscatel de Setúbal Experience vai preparar bifanas com molho de moscatel e torricado de sardinha com vinagrete de moscatel e, no Beco da Ribeira, haverá cogumelo recheado com mozzarella e bacon perfumado com trufa. O Lateiro vai criar um montadito lateiro de atum e a Taberna do Largo, cavala em escabeche.

Passando pela Avenida Luísa Todi existem muitas casas prontas para recebê-lo. Na Tasca do Choco vai poder degustar um pitéu composto por paté, patanisca e empada de choco, tostas e molho de choco. O Tapas na Baixa, conhecido pelos famosos petiscos, terá presa ibérica de porco preto em bolo do caco com cobertura de cebola roxa caramelizada. Já a 490 Taberna STB irá preparar croquetes de choco e, na Petisqueira do Manel, pimentos padrón assados acompanhados com mel regional e flor de sal.

A lista completa dos restaurantes aderentes da Rota do Pitéu e os respetivos pratos está disponível no site da Câmara Municipal de Setúbal.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA