comida

Restaurante setubalense Xtoria volta a ser distinguido pelo Guia Michelin

Conquistou, pelo segundo ano consecutivo, um prémio atribuído pelo Guia Michelin para Portugal e Espanha.
Boas notícias para a região.

O restaurante Xtoria no número 17 da Rua Guilherme Gomes Fernandes perto das docas de Setúbal acabou de conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o Bib Gourmand no Guia Michelin 2023 para Portugal e Espanha. Com esta conquista, o Xtoria é o único restaurante do distrito de Setúbal a destacar-se na lista de premiados de 2023.

A equipa do restaurante setubalense não poderia estar mais orgulhosa deste feito. A New in Setúbal falou com a responsável do espaço, Rute Marques, que se revelou bastante satisfeita com a distinção. “É a confirmação de um segundo ano do nosso trabalho e que continuamos no caminho que traçámos inicialmente. Entrar uma primeira vez obviamente que é muito bom, manter é um prémio ainda mais saboroso. Significa que continuamos fiéis ao nosso conceito, continuamos com a qualidade que os guia Michelin nos reconhece. E isso para nós é a confirmação do nosso trabalho, o que é muito positivo.”

Os estabelecimentos são auditados de forma anónima. Sabe-se que os guias se deslocam aos restaurantes várias vezes para confirmarem se há consistência no trabalho demonstrado. “O que nos diferencia é o nosso conceito. Sempre apostámos nos produtos locais e regionais mas trabalhamos tudo de forma diferente, com influência de outras cozinhas como asiáticas ou mexicanas. Conseguimos misturar os típicos ingredientes portugueses com outras tendências de cozinha pelo mundo inteiro. E isso acaba por nos diferenciar. Além disso todo o conceito com uma oferta mais elaborada, não só na confeção mas também na apresentação dos pratos também nos diferencia. E, claro, o facto de termos uma ementa que vai variando, consoante a estação para acompanharmos a sazonalidade dos produtos“, sublinha.

A renovação do Bib Gourmand, categoria que reconhece a melhor relação qualidade/preço na restauração, na avaliação dos inspetores do centenário guia gastronómico, é símbolo de orgulho para a cidade do Sado. “Temos uma cozinha mais requintada, mais ao nível da alta cozinha. E eles reconheceram que para a qualidade que oferecemos temos um preço justo. Isso coloca-nos num grupo tão restrito de restaurantes em Portugal. São cerca de 38, o que nos deixa muito orgulhosos”, remata. 

Da equipa fazem parte a responsável por toda a operação, Rute Marques. Na cozinha, Rafael Potássio, o chef, juntamente com Rafael Chen, Leonard Conral, Mariana Ferreira e a copeira Catarina Ministro. Andreia Coelho e Pedro Silva integram o staff da sala.

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA