comida

Restaurante da Casa da Baía abre com uma carta inspirada nos sabores do mundo

A nova experiência gastronómica da cidade inclui pratos à carta e um menu de degustação especial.
O espaço é inaugurado este sábado, 1 de agosto, ao jantar.

É a grande novidade deste verão. O restaurante da Casa da Baía, na Avenida Luísa Todi, vai abrir pela primeira vez ao público este sábado, 1 de agosto, com uma ementa que faz uma viagem pelos sabores de Setúbal e das baías do mundo, passando por locais como Marrocos, Vietname, Filipinas e México.

A New in Setúbal falou com o chef de cozinha Álvaro Santos, autor da carta do restaurante, que revelou os pormenores da nova experiência gastronómica da cidade. “O nosso menu é inspirado na gastronomia setubalense com influências dos sabores das baías do mundo. Trabalhamos com ingredientes sazonais, de forma a aproveitar o melhor sabor de cada produto e sempre com o compromisso do desperdício zero”, começa por contar Álvaro Santos.

Os clientes vão ter duas alternativas à escolha: o menu à carta e a degustação. A ementa inclui quatro opções de entradas, carnes, peixes e sobremesas. Para começar esta viagem gastronómica, pode provar o camarão com manga e malagueta (Ásia), mexilhão com leite de coco (Caraíbas) e as gyozas vegetarianas.

Dos pratos principais, o chef destaca o filete de robalo com molho de caldeirada e a sua massinha e a barriga de porco. A receita especial de laranja com canela e azeite e a panna cotta de mirtilos e pimenta rosa são duas das propostas de sobremesa. O preço médio por pessoa é de 30€.

Na degustação há oito pratos diferentes. Só que neste caso, as iguarias não são fixas, porque vão depender dos produtos disponíveis em cada estação e da inspiração do chef. Por isso, o melhor mesmo é deixar-se surpreender. O menu de degustação custa 70€. Todos os pratos são acompanhados por uma seleção de vinhos da Península de Setúbal à venda na loja de produtos regionais da Casa da Baía.  

À NiS, Álvaro Santos, 52 anos, explicou que o desafio de criar a ementa do restaurante partiu da Câmara Municipal de Setúbal. “No fundo, considero que foi um encontro de ideias, já que eu também achava que era importante aproveitar o potencial do espaço do restaurante”.

Segundo o chef, este projeto reflete a sua experiência em cozinhas de vários pontos do mundo, com destaque para as Caraíbas e Estados Unidos. “A escolha dos ingredientes tem muito a ver com o meu estilo de cozinha ao longo dos anos, que passa por aproveitar a essência dos produtos sem artifícios”, revela Álvaro Santos, que tem 15 anos de carreira.

As reservas de mesa devem ser feitas para o número de telefone 967 784 672 ou através do email restaurantecasadabaia@nullgmail.com. As refeições são servidas na sala interior do espaço, sendo que as mesas e as cadeiras estão distanciadas, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde para a contenção da Covid-19.

O restaurante tem selo Clean & Safe atribuído pelo Turismo de Portugal e vai funcionar às quartas e quintas-feiras ao jantar e nas sextas, sábados e domingos ao almoço e jantar. A cozinha fecha às 22 horas.

tags: Casa da Baía, degustação, ementa, novidade nis, restaurante, sabores do mundo, setúbal

outros artigos de comida

mais histórias de Setúbal