comida

Pudim de nozes, esses e tortas de Azeitão nas “7 Maravilhas Doces de Portugal”

Os três doces vão representar Setúbal no concurso, que elege as melhores iguarias do País.
Só tem de votar no seu doce favorito.

O concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” está de volta e o distrito de Setúbal mantém-se em destaque com vários doces típicos em competição. O pudim de nozes do Convento de Jesus, os esses e as tortas de Azeitão foram os três representantes, apurados na eliminatória distrital.

No caso do Concelho de Setúbal, as propostas gastronómicas na corrida são os esses e as tortas de Azeitão, fabricados na Pastelaria Regional Cego, a mais antiga de Vila Nogueira de Azeitão, criada em 1901. O estilista Nuno Gama e a fadista Teresinha Landeiro são os padrinhos destas duas iguarias. As tortas e os esses já podem ser degustados esta terça-feira, 9 de julho, entre as 18 e as 20 horas, na Casa da Baía.

O pudim de nozes do Convento de Jesus, da Santa Coina Confeitaria, do Barreiro também está na lista dos apurados na eliminatória distrital. O doce vai ser dado a provar esta sexta-feira, 12 de julho, entre as 10 horas e o meio-dia, no Mercado do Livramento e no próximo dia 16, terça-feira, entre as 18 e as 20 horas, na Casa da Baía.

Na 8.ª edição do concurso, os candidatos são votados por cada um dos 18 distritos e regiões autónomas da Madeira e dos Açores, num total de 140 doces. As propostas de doces setubalenses encontradas avançam agora, para nova votação distrital, ao lado do arroz doce com leite de ovelha, bombom de moscatel, do Concelho de Palmela e das pinhoadas e queijadas do Torrão, de Alcácer do Sal.

A decisão final está nas mãos do público português, que pode votar em 20 programas diários em direto, durante os meses de julho e agosto, transmitidos pela RTP1. As galas vão contar com a apresentação de Sónia Araújo, José Carlos Malato, Tânia Ribas de Oliveira, Jorge Gabriel, José Pedro Vasconcelos, Rita Belinha e Idevor Mendonça.

Para votar nos esses de Azeitão, só tem de ligar para o número 760 107 080. No caso do pudim de nozes do Convento de Jesus, o número é o 760 107 082. Se quiser ajudar as tortas de Azeitão a serem eleitas uma das 7 Maravilhas, tem de marcar o 760 107 084. O custo das chamadas é de 60 cêntimos mais IVA.

Os resultados desta votação distrital são conhecidos no próximo dia 17 de julho, quarta-feira, num programa transmitido pelo canal público, em direto de Setúbal. Doces de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação são as sete categorias a concurso.  

De cada programa, vai sair um pré-finalista, que apresenta o distrito nas semifinais. A final do evento está marcada para 7 de setembro. Nessa gala, dos 14 finalistas vão ser escolhidos sete doces como “7 Maravilhas de Portugal”.

A eleição, desenvolvida pela Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, em parceria com a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal conta com um conjunto alargado de apoios, incluindo o alto patrocínio do Presidente da República. O conselho científico é constituído pela Associação Portuguesa de Nutrição, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, a rede de instituições públicas do ensino superior com cursos na área do turismo e o Turismo de Portugal.

A novidade desta edição é a criação de um grande júri, composto por sete figuras mediáticas, responsáveis pela repescagem de mais oito candidatos, que se irão juntar aos 20 pré-finalistas eleitos pelo público. A lista completa dos candidatos das “7 Maravilhas Doces de Portugal” está disponível no site oficial do evento.

tags: "7 Maravilhas Doces de Portugal", eliminatórias, esses, pudim de nozes do Convento de Jesus, tortas de Azeitão, votação