comida

Programa “Palmela, Experiências com Sabor” já foi divulgado e há novidades este ano

Até dezembro são vários os fins de semana onde pode provar o que de melhor a região tem para oferecer.
A chef Marta Nunes na apresentação do programa.

O “Palmela, Experiências com Sabor” é um programa com mais de dez anos. Foi lançado em 2010, com o intuito de promover a notoriedade da marca turística Palmela, como território associado à gastronomia, aos produtos locais de qualidade e às boas experiências que proporciona a quem o visita.

Consiste em vários eventos onde pode optar pelas iguarias gastronómicas propostas pelos estabelecimentos aderentes e deixar-se conquistar pelas experiências com sabor de Palmela. Queijo de ovelha, sopa caramela, vinho e fruta de Palmela, moscatel de Setúbal, coelho, compotas de fruta e fogaça de Palmela são algumas das opções. São mais de dez os fins de semana gastronómicos que ainda pode aproveitar neste ano. Além disso, pode ainda contar com showcookings, workshops, concursos e ações de formação.

Em 2023, o “Palmela, Experiências com Sabor” conta com fortes novidades. O programa de promoção gastronómica foi apresentado no dia 19 de janeiro, na Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, com a presença da chef Marta Nunes, que é a madrinha da iniciativa.

“É uma jovem do concelho com um trajeto profissional já muito interessante e vários prémios conquistados” e “é muito importante para o município a sua visão, que partilhamos inteiramente, com a sustentabilidade ambiental, a redução da pegada ecológica e a valorização do reaproveitamento de produtos na gastronomia”, realça Luís Miguel Calha, vereador do turismo do município de Palmela. 

Marta Nunes venceu o concurso jovem talento da gastronomia e integrou a seleção portuguesa, que conquistou duas medalhas de bronze no campeonato do mundo de culinária, realizado em novembro. “Agradeço à Câmara Municipal o convite para ser madrinha deste projeto, que alia duas das minhas grandes paixões: esta terra, onde cresci e vivo, e a cozinha”, refere a chef. O vereador não tem dúvidas de que será “uma grande embaixadora da nossa gastronomia e dos produtos da nossa terra”.

A chef Marta Nunes e o vereador Luís Calha.

As novidades para este ano do “Palmela, Experiências com Sabor” — promovido pela Câmara Municipal de Palmela e pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal há mais de uma década — não se ficam por aqui. “Para 2023, apresentamos um calendário em que assumimos o objetivo e a responsabilidade de projetar cada vez mais nos planos nacional e internacional a gastronomia e os nossos magníficos produtos locais”, sublinha o vereador.

A autarquia vai apostar na divulgação do programa nas feiras na área do turismo em que já é presença habitual, como a BTL — Bolsa de Turismo de Lisboa e a Mostra Silves Capital da Laranja. Vai também estrear-se na Feira Afonsina, em Guimarães e na IBTM Barcelona, uma das principais feiras mundiais de promoção turística. Para março, está a ser desenvolvido um plano para haver uma ação de formação relacionada com a maçã riscadinha. 

Se não quer faltar a um fim de semana gastronómico tome nota dos que pode aproveitar, já a partir do último dia de março. Será sobre o queijo de ovelha de 31 de março a 2 de abril e de 7 a 9 desse mesmo mês. O da sopa caramela será em maio, nos fins de semana de 5 a 7 e de 12 a 14. 

Para junho pode esperar a terceira mostra gastronómica literária de Palmela — pela boca entra a literatura, marcada para os dias 17 e 18. Sobre a fruta de Palmela, marque na agenda os fins de semana de 14 a 16 e 21 a 3 de julho. No primeiro fim de semana de setembro, claro que a temática só poderia ser o vinho. Não fosse esta a altura da vindima. Marque na agenda de 1 a 3 e de 8 a 10. 

Em outubro, de 13 a 15 e de 20 a 22 aproveite o fim de semana gastronómico do coelho à moda de Palmela. Já em novembro e dezembro, de 24 a 26 e de 1 a 3, respetivamente, o tema abordado será o moscatel.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA