comida

Primeira edição da Festa do Mar junta ostras, petiscos e música em Setúbal

O evento realiza-se no Largo José Afonso de 5 a 9 de outubro e inclui artesanato, showcookings e doçaria.
Frescas e boas.

A primeira edição da Festa do Mar está a chegar à cidade do Sado. Entre os dias 5 e 9 de outubro, de quarta-feira a sábado, a ostra de Setúbal estará em destaque, neste que é um evento organizado pela Câmara Municipal, no Largo José Afonso. A abertura está prevista para o meio-dia e contará com a presença da vice-presidente do município, Carla Guerreiro. O horário de funcionamento é do meio-dia às 15 horas e das 19 às 23 horas.

A Festa do Mar — Especial Ostra de Setúbal está inserida na estratégia municipal de promoção gastronómica e turística do concelho e conta com a participação de quatro produtores locais com diferentes propostas de pratos confecionados com marisco. Apesar de a Festa do Mar ser um evento especializado em marisco, as ostras são as grandes estrelas. Ao natural, com topping ou cozinhadas são as sugestões apresentadas pela Best Fish, pela Exporsado, pela Neptun Pearl e pela Ostra Ribeiro em quatro menus com vários preços.

A oferta do evento gastronómico, organizado com os apoios da Vertentitinerante Lda e da União das Freguesias de Setúbal, inclui, além de ostras, gambas à la guilho e cozidas, amêijoas, arroz de marisco, sapateira recheada e lagosta. O vinho da região é uma das escolhas para acompanhar a comida, com a Quinta de Catralvos, marca anfitriã do evento, a apresentar uma seleção que vai do frisante aos vinhos brancos e rosés para a perfeita harmonização com os sabores do mar.

O evento, que dispõe ainda de bebidas como cervejas e refrigerantes, tem um funcionamento similar ao do Festival de Francesinhas, realizado no mesmo local, em agosto. Há um local específico de pagamento das doses e emissão das senhas para entrega nos espaços gastronómicos e correspondente levantamento dos pedidos.

Em paralelo vão acontecer atividades como workshops, uma palestra, animação musical, diversões para os miúdos, venda de artesanato e de doçaria regional. Os petiscos podem ser provados individualmente ou em diversos menus, que variam entre os 9€ e os 45€. 

No dia 6 de outubro, quinta-feira, às 15 horas, na Casa da Baía, há palestra, do ciclo Mar à Conversa, com o título “Qualidade das ostras do Sado”. Será conduzida pelo professor do Instituto Politécnico de Setúbal Ricardo Salgado, que desenvolve investigação nas áreas da Ecologia, Biotecnologia Ambiental e Marinha e Aquacultura. A participação requer inscrição prévia através do email gpe@nullmun-setubal.pt.

No recinto da Festa do Mar, pode contar com um conjunto de workshops que dão a conhecer técnicas de abertura de ostras. Está agendado para os dias 7 de outubro, sexta-feira, às 19 horas, e 9 de outubro, domingo, às 12h30. Para o dia 7 de outubro, sexta-feira, está também marcado um livecooking com a confeção ao vivo de tempura de ostras. Estas iniciativas são dinamizadas pela Exporsado, às 20 horas.

A animação no Largo José Afonso é garantida por insufláveis para os miúdos e por quatro espetáculos de combo jazz, nos dias 5, 7 e 8 de outubro. O duo Sintoniza-te, com Bernardo Cruz, no piano, e Ivo Rodrigues, no trompete, atua dia 5 de outubro, quarta-feira, às 12h30 e às 20 horas, e no dia 7, sexta-feira, às 20 horas. Já o Blue Oyster Trio, composto por Luís Cunha, no trompete, João Espadinha, na guitarra, e Gonçalo Naia, no contrabaixo, encerram o ciclo de performances musicais no dia 8 de outubro, sábado, a partir das 20 horas.

A doçaria regional também se associa ao evento com a Cegas Tradições a apresentar várias propostas, entre as quais as Ostras Doces, uma iguaria confecionada com laranja de Setúbal. No artesanato a Pedaços de Mar, de Nuno Paulino, disponibiliza uma oferta de peças únicas feitas à base de materiais reciclados provenientes do mar.

Já que aqui está carregue na galeria para conhecer alguns vinhos nacionais ideais para acompanhar com marisco.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA