Esteve a cozinhar no Moinho de Maré da Mourisca, no Convento de Jesus, no Forte de Albarquel e até no alto da Serra da Arrábida, em 2022. O chef Mauro Loureiro mostrou, através do programa “Portugal Bem Temperado” algumas das especialidades da região, apresentando receitas tradicionais, mas com um twist inovador. Do online passou para o primeiro espaço físico, já que em maio de 2024 abriu, em Setúbal, o Sóce.
Ao longo dos últimos meses, o espaço tornou-se um verdadeiro sucesso, ao ponto de receber esse reconhecimento em forma de prémio. Durante duas semanas, entre os dias 16 e 27 de dezembro, 49 nomeados estiveram em votação na New in Setúbal. Os leitores escolheram os seus favoritos, nas várias categorias dos Prémios NiS, que selecionou as melhores novidades de lifestyle do concelho, em 2024.
Para os setubalenses, não houve dúvidas. O Sóce venceu o prémio de “Melhor Restaurante” com maioria absoluta, conquistando 52 por cento dos votos.
“Este reconhecimento por parte da NiS e do público enche toda a nossa equipa de orgulho. Foi um ano marcante, em que demos vida a um projeto muito especial e único, com o objetivo de dignificar o território da Península de Setúbal e enaltecer a cultura sadina. Queremos agradecer aos nossos clientes por compreenderem e apreciarem o Sóce, e aos nossos produtores pelo esforço e dedicação em fornecer os melhores produtos”, comenta Mauro.
Os colaboradores não ficaram esquecidos: “Quero agradecer à nossa equipa, que trabalha com um desempenho exemplar e se compromete diariamente com una melhoria contínua, sempre com o propósito de oferecer o melhor aos nossos convidados. Quero também deixar um agradecimento especial à Mónica, pelo apoio incondicional, por estar sempre ao meu lado e por acreditar em mim. À minha família, que é o meu porto de abrigo, e a todos aqueles que se deixam entusiasmar pelo Sóce como nós”, acrescenta.
O restaurante foi inaugurado a 14 de maio. Abriu na versão street food, com um formato muito mais simples do que aquilo que pode encontrar no restaurante. Assim, e numa espécie de “consolidação do trabalho desenvolvido”, como explica Mauro, nasceu o primeiro projeto a solo do chef. O objetivo é simples: “A promoção da região sadina, a nível gastronómico, vínico, turístico e até cultural”.
Tal como no programa “Portugal Bem Temperado”, o propósito do chef é promover as especialidades e os produtores da região, desde as ostras ao peixe, sem esquecer os vinhos, o choco e, claro, o queijo e as tortas de Azeitão. Ao mesmo tempo, é uma fusão entre a culinária setubalense e os pratos portugueses.
A decoração foi pensada e construída por profissionais, com o intuito de criar um ambiente que se integra harmoniosamente com a paisagem, proporcionando conforto e informalidade aos visitantes, como explicam os responsáveis. A melhor parte é que, esta zona da cidade, tem uma paisagem deslumbrante para o rio Sado, para a Serra da Arrábida e para Setúbal.
Do menu, destacam-se, nas entradas, o croquete de javali, a sopa de tomate e as ostras do Estuário do Sado. Depois, pode provar o pernil com puré de aipo ou a massada de caldeira. Há, claro, pratos de assinatura do chef como o tagliatelle de choco e o bacalhau confitado com molho MarLo.
Para sobremesa, pode provar torta com gelado de queijo de Azeitão e o pudim de ovos com gelado de tangerina. O restaurante também se distingue pela sua carta de vinhos, que representa as principais regiões vinícolas de Portugal, e uma seleção de cocktails.
Carregue na galeria para conhecer o espaço.