Desde as últimas décadas do século XX que a Península de Setúbal ganhou um grande prestígio e importância para a sociedade. A nossa região tornou-se num destino turístico de excelência graças à beleza natural da Arrábida, ao Estuário do Sado, às excelentes infraestruturas turísticas, sem esquecer a gastronomia típica, claro.
Foi exatamente por isso que o chef Mauro Loureiro, um dos mais conceituados da região, desenvolveu um projeto digital que visa promover os locais icónicos e produtos ímpares da zona. Chama-se “Portugal Bem Temperado” e trata-se de um programa de divulgação gastronómica e turística, de cinco episódios, filmado em cenários naturais de cortar a respiração. Os protagonistas são os produtos regionais harmonizados com vinhos da Península de Setúbal.
O projeto surgiu a partir do convite da Câmara Municipal, mais precisamente através da marca Setúbal Terra de Peixe, em conjunto com a Docapesca que desafiou o chef a fazer a promoção do pescado e da versatilidade do mesmo, nomeadamente espécies que não se valorizam tanto, como o carapau, a sardinha e o sarrajão.
“Começámos a fazer esse trabalho, a promover o pescado em diversos eventos pelo município em locais bastante icónicos como o Mercado do Livramento, a Casa da Baía, o Forte de Albarquel, entre outros. Esses eventos começaram a crescer e desde então aprofundei cada vez mais o estudo sobre os produtos e comecei a confecionar pratos cada vez mais regionais. Essa aposta fez com que desenvolvesse uma cozinha muito autêntica, com uma assinatura própria e debruçada sobre os produtos de Setúbal”, conta à New in Setúbal.
O primeiro episódio, lançado no dia 4 de novembro, foi filmado no Moinho de Maré da Mourisca. Relativamente ao feedback que têm recebido, o chef mostra-se muito satisfeito.
“Estamos bastante surpreendidos pela realidade dos números. Já temos cerca de 30 mil visualizações. Todos os parceiros estão muito surpreendidos. O conceito foi bem concebido, pensámos que seria um formato vencedor, mas as nossas projeções não apontavam para uma receção tão positiva. Todos têm elogiado bastante, não só pela qualidade da proposta que idealizámos para o episódio, a sopa de ostras, mas também pelo conteúdo em si, que mostra a beleza do Moinho de Maré da Mourisca e do Estuário do Sado.”
No que toca aos próximos lançamentos têm tudo programado. Serão lançados quinzenalmente durante o último trimestre do ano, exclusivamente nas plataformas digitais (Facebook, Instagram e YouTube). O segundo episódio é transmitido esta sexta-feira, 18 de novembro. Os próximos continuarão a ser gravados em espaços conhecidos, pois estão relacionados com a história e com a beleza da cidade de Setúbal. O objetivo continuará a ser promover os produtos, a gastronomia e a beleza da região.
A equipa tem ainda a ambição de, no final da temporada, culminar o projeto com um lançamento de um livro. As receitas dos episódios estarão presentes, juntamente com outras bem como a história dos produtos e a razão de serem utilizados.
Em cima da mesa está também a chegada da segunda temporada no primeiro semestre do próximo ano. “Ainda estamos em negociações, mas posso assegurar que os parceiros que trabalharam e acreditaram no nosso sonho, continuam interessados em trabalhar connosco e já estamos a idealizar a segunda temporada, num formato diferente, mas sempre com o mesmo objetivo: promoção da região e do que ela tem de melhor para oferecer.”
É no site e na página de Instagram do projeto, mas também nas páginas dos parceiros, que se pode acompanhar o programa. A produção destes conteúdos teve o apoio do Município de Setúbal, Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Makro e Costa Verde.
Mauro Loureiro, de 40 anos, é chef executivo e formador de cozinha, na área técnica de cozinha. É também criador de conteúdos digitais na área da promoção da gastronomia e turismo. Reside desde 2009 em Setúbal, uma vez que veio para cá fazer o curso de Gestão e Produção de Cozinha, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. Após a conclusão do curso começou a lecionar na Escola.
Aprofundou a sua paixão pela cozinha com chefs de renome internacional, como o chef Yannick Alléno (França) e os chefs Sergio Herman & Syrco Bakker (Holanda), cujos espaços foram reconhecidos com estrelas Michelin. Considera que as suas bases de cozinha são francesas e holandesas, porque trabalhou nesses países com chefes locais e ambos eram categorizados com estrelas Michelin.
Quando veio morar para Setúbal, começou a aplicar as técnicas que aprendeu em produtos regionais como o queijo de Azeitão, o moscatel, os Esses de Azeitão, todas as algas da floresta subaquática da Baía e o pescado (salmonete, o choco, a pata roxa e a sardinha).
Atualmente trabalha em parceria com o município de Setúbal e com a Docapesca na promoção do território. “Cada vez mais estas parcerias vão crescendo e torno-me quase um embaixador dos produtos e da gastronomia que Setúbal tem para oferecer. E com todo o orgulho, porque adoro a cidade, tem uma baía e uma serra absolutamente fantásticas, de cortar o fôlego e claro que sou influenciado por essa forma de estar e esse modo de vida”, conclui.
Percorra a galeria para ficar a par de mais pormenores sobre o programa “Portugal Bem Temperado”.