comida

Setubalenses, a Pastelaria Trigo Real regressou com as especialidades de sempre

O espaço de Vanicelos reabriu no dia 19 de outubro. Os bombons artesanais são um dos bestsellers, mas há mais para provar.
Fátima e Hélio Silva, os proprietários.

A 19 de setembro de 1998, a Praceta Dr. Joaquim Ferreira de Sousa, junto à Igreja de São Paulo, no bairro de Vanicelos, em Setúbal, ganhou uma nova vida, com a abertura da pastelaria Trigo Real. Na altura, o casal Fátima e Hélio Silva, responsáveis e fundadores do negócio, decidiram apostar num espaço que fosse mais do que um café, mas um local de encontro, de convívio e de muitas histórias. E assim foi durante 22 anos e quatro meses. 

A loja fechou em 2021 e teve outras gerências pelo meio, ainda que o conceito de cafetaria se tenha mantido. Se estava com saudades dos pastéis de nata, das empadas e do pão cozido em forno de lenha, temos boas notícias. O famoso café reabriu no passado dia 19 de outubro, sábado, com ligeiras alterações na decoração e a essência de sempre.

Na inauguração e nos dias que se seguiram foram muitos os reencontros entre os proprietários e os clientes habituais, alguns já com filhos e netos. “Logo na primeira semana em que abrimos, pela primeira vez em 1998, lembro-me de ver muita gente bem vestida junto à Igreja de São Paulo. Mais tarde, percebi que tinha sido o batizado do neto de uma senhora que eu conhecia. Agora, depois da reabertura, esteve cá o rapaz que foi batizado, um jovem com 26 anos, que nos veio visitar. É um sentimento de gratidão para o resto da vida”, recorda Fátima Silva, 67 anos. 

Quem já conhecia o espaço original, ao entrar, é como se viajasse no tempo. A montra do pão continua à esquerda mas, agora, existe uma área mais destacada com vinhos. A tijoleira na parede e o tom amarelo do espaço regressou, tal como a placa com o símbolo da marca junto à porta. 

Na secção da padaria, os destaques vão para as mafrinhas (pão de centeio integral) e para o pão cozido em forno de lenha de Pegões, sem esquecer os bolos secos (desde 35 cêntimos). Outras das especialidades que estão de regresso são os pastéis de nata estaladiços, as tostas mistas e as empadas de requeijão; galinha e galinha com espinafres. Para acompanhar, existem sempre diferentes variedades de chás. 

Na nossa visita ao espaço, não conseguimos ficar indiferentes à montra com os bombons artesanais feitos por um mestre chocolateiro nacional. Cada um custa 1,30€ e há dezenas de sabores para provar como, por exemplo, as trufas de caramelo salgado; café; queijo de Azeitão e laranja; ananás; trufas de Óbidos; Whiskey, entre outros. 

Para quem já está em contagem decrescente para o Natal, saiba que o Trigo Real vai ter à venda os sonhos e o bolo-rei. “Eram duas grandes especialidades da nossa casa, por isso, decidimos voltar a vendê-las na época natalícia. São um clássico e os clientes adoram”, refere Fátima.

O preço dos sonhos é à unidade e o bolo-rei é ao quilo. Se quiser saber mais informações ou fazer encomendas, pode ligar para o número 265 229 306. 

A loja tem 70 metros quadrados, 17 lugares no interior e ainda uma esplanada com vista para o jardim. À NiS, Fátima Silva explicou a origem do nome da pastelaria. “Decidimos chamar Trigo Real, porque vendíamos pão e também o cozíamos. Na altura, tínhamos muitas variedades de pão, hoje temos só algumas, daí o nome Real, porque como o pão é abençoado, nunca enjoa”. 

Se ficou curioso, carregue na galeria para ver algumas imagens do espaço e das especialidades que pode provar.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Pta. Dr. Joaquim Ferreira de Sousa, 5 — Loja C
    2900-194 Setúbal
  • HORÁRIO
  • Quinta a segunda, das 8h às 19h
  • Terça das 8h às 14h
  • Encerra à quarta-feira
PREÇO MÉDIO
Menos de 10€
TIPO DE COMIDA
pastelaria

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA