comida

Há uma receita saudável de bola de Berlim que pode fazer em casa

A versão do blogue “A Pitada do Pai” é feita no forno. Tome nota.
Delicioso.

Quem nunca comeu uma bola de Berlim na praia que atire a primeira bola. Tem tanto de deliciosa como de calórica, mas há uma forma de comer este bolo com menos culpa. A solução foi partilhada por Rui Marques, autor do blogue “A Pitada do Pai”.

Para tornar as nossas bolas mais saudáveis, reduzimos substancialmente a quantidade de manteiga e de açúcar e decidimos cozinhá-las no forno, para que ficassem bem sequinhas e, assim, evitar fritá-las”, explica.

Pode tomar nota da receita abaixo e até fazer as suas adaptações. O resultado final é uma versão mais saudável, mas que deve ser consumida com igual moderação.

Do que precisa

Para a massa
— 600 gramas de farinha fina;
— 75 gramas de polvilho doce;
— 75 gramas de açúcar de coco;
— 150 mililitros de bebida vegetal;
— 25 gramas de fermento seco de padeiro;
— 75 gramas de iogurte grego;
— Quatro ovos;
— Óleo de coco para pincelar;
— Uma pitada de sal.
Para o recheio
— 500 mililitros de bebida vegetal (ou leite);
— 100 gramas de adoçante (ou outro);
— 75 gramas de farinha ou maizena;
— Quatro  gemas;
— Uma casca casca de limão.

Como se faz

Numa tigela, coloque a farinha e o polvilho. Envolva as farinhas e no centro faça uma cova. Junte o leite/bebida vegetal morno, o açúcar e o fermento e envolva bem com as mãos. 

Faça outra cova e junte os ovos, o iogurte e uma pitada de sal. Envolva tudo gentilmente — se a massa ficar muito colocada às mãos, pode juntar um pouco mais de farinha. Tape com película aderente e deixe levedar para o dobro (pode colocar no forno a 40 graus, entre 30 a 40 minutos.

Em seguida, coloque  a massa sobre a bancada ligeiramente polvilhada com um pouco de farinha e estenda a massa. Com um aro ou outro molde, corte a massa em porções iguais e coloque os círculos de massa num tabuleiro com papel vegetal. Deixe levedar mais uns 15 a 20 minutos no forno. Quando os círculos crescerem, ligue o forno a 180 graus durante cerca de dez minutos.

Retire do forno, deixe arrefecer ligeiramente, pincele as bolas ainda quentes com manteiga ou óleo de coco e passe-as por açúcar (opcional).

Para o recheio, numa taça misture o açúcar, a farinha e as gemas, juntando um pouco de leite frio. Reserve. Ferva o restante leite com a casca de limão e verta sobre a mistura mexendo sempre. Leve ao lume até engrossar. Retire e deixe arrefecer.

tags: "A Pitada do Pai", alimentação saudável, blogue, bola de Berlim, receita

outros artigos de comida

mais histórias de Setúbal