comida

Pára tudo: a Semana da Ostra está de volta a Setúbal

O festival gastronómico acontece de 7 a 16 de maio e conta com a participação de vários restaurantes do concelho.
Boas notícias para os fãs do molusco.

Depois de vários meses suspensos por causa da pandemia, os festivais gastronómicos de Setúbal vão retomar o seu calendário, que vai estender-se até novembro deste ano. O próximo evento é dedicado à ostra de Setúbal. A Semana da Ostra acontece de 7 a 16 de maio. Como é habitual, vários restaurantes do concelho vão confecionar ementas típicas, à base de um dos moluscos mais famosos da região.

Segundo a nota divulgada pela Câmara Municipal de Setúbal, depois da ostra, seguem-se os festivais do choco (4 a 13 de junho), da sardinha (2 a 11 de julho), do carapau (3 a 12 de agosto), da cavala (1 a 10 de outubro) e do salmonete (5 a 14 de novembro). A lista completa dos restaurantes aderentes e as atividades previstas para esta edição da Semana da Ostra serão divulgadas em breve. 

As semanas gastronómicas são organizadas pela marca Setúbal Terra de Peixe, criada em 2015. O objetivo do programa municipal é divulgar os sabores e a tradição da gastronomia setubalense e estimular a restauração local.

A seguir ao choco frito, a ostra do Sado é uma das grandes estrelas da gastronomia da cidade. A maioria das ostras consumidas em Setúbal são produzidas no estuário do Sado e, grande parte delas, é exportada para França.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA