comida

Pára tudo: a Semana da Cavala está de volta a Setúbal

O festival gastronómico é entre os dias 6 a 15 de maio. Participam cerca de 40 restaurantes do concelho.
São várias as iguarias a provar.

Setubalenses, temos boas notícias. A cidade vai receber a Semana da Cavala, um peixe bastante consumido na cidade. De 6 a 15 de maio, cerca de 40 restaurantes do concelho vão participar no festival gastronómico, integrado no programa municipal Setúbal Terra de Peixe.

A semana que celebra este peixe tão versátil promove uma visita guiada ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, no âmbito do tema “A Cavala nas Conservas”, no dia 14 de maio, sábado, às 10 horas. Ainda no mesmo dia irá decorrer um workshop e uma degustação no Azcook — Cooking Studio, em Azeitão, com a duração de três horas. A entrada custa 29€ por pessoa e deve inscrever-se até 11 de maio, quarta feira, através do email info@nullazcook.pt.

Além desta atividade, terá ainda a oportunidade de participar numa degustação comentada de vinhos da José Maria da Fonseca, no dia 15 de maio, domingo, às 17h15, no Forte de São Filipe. A iniciativa “Encontros Prováveis: Visita Interpretativa” é para maiores de dez anos e tem um número limitado de lugares. A inscrição deverá ser feita até 10 de maio, terça feira, através do formulário disponível online.

Durante esta semana gastronómica alguns dos restaurantes setubalenses vão prestar a sua homenagem à cavala através da confeção de vários pratos tradicionais e mais elaborados. Por exemplo, A Casa do Peixe fará um pitéu de cavalinha ao vapor, a Adega dos Garrafões um prato de cavala à pescador. Filetes de cavala é a proposta do Antóniu’s o timbale de cavala a especialidade apresentada pelo spot Decor & Salteado.

Além destas existem outras propostas igualmente deliciosas noutros restaurantes da cidade. No Xtoria pode contar com cavala braseada com maçã riscadinha comprimida, abade de priscos, trevos azedos, gelatina de limão com moscatel e katsuobushi pickle de nabo preto e branco. Haverá ainda bruschetta de cavala no Sem Horas e filetes de cavala panada com arroz de coentros e maionese de pimentos na Tasca Kefish. O Terraço do Mercado irá apresentar cavala com escabeche de maracujá.

A lista dos restaurantes aderentes já está disponível no site do município de Setúbal.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA