comida

Palmela recebe Festival do Queijo, Pão e Vinho

O evento gastronómico é de 5 a 7 de abril na Quinta do Anjo, em Palmela. Há workshops, showcookings e uma corrida de ovelhas.
Vão ser três dias em grande.

A região de Palmela é famosa pelos vinhos e boa gastronomia. E para celebrar a excelência dos produtos vem aí mais um Festival do Queijo, Pão e Vinho, três elementos imprescindíveis na mesa de qualquer português. A 25ª edição do festival gastronómico acontece entre os dias 5 e 7 de abril (sexta, sábado e domingo) em São Gonçalo na freguesia da Quinta do Anjo, em Palmela.

Este ano, a feira conta com um número recorde de expositores, cerca de 41 produtores, dez queijarias, 17 adegas, quatro padarias, dois produtores de mel e empresas de doçaria e licores. Para assinalar os 25 anos de existência, estão previstas 40 atividades nas áreas de gastronomia, música, animação e desporto.

Além das sessões ao vivo de tosquia manual, corrida de ovelhas, passeios de BTT e o 3º. Concurso do Queijo de Azeitão, nos dias 6 e 7 de abril, às 10 horas acontece um workshop no Museu do Ovelheiro para aprender a fazer queijo e pão. Os bilhetes são 10€ por pessoa com oferta do queijo e os miúdos até aos 12 anos pagam 5€.

A grande novidade deste ano é o programa “Adopte uma Saloia” para incentivar as empresas a criar uma reserva genética de ovelha saloia. O evento é organizado pela ARCOLSA — Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, em parceria com a Câmara Municipal de Palmela, Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e Moinhos Vivos.

tags: 25ª edição, Festival do Queijo Pão e Vinho, palmela, Quinta do Anjo, showcookings, workshops