comida

Os rissóis de francesinha do Chef Jamon que têm feito sucesso nas redes sociais

Tiago Amorim tem surpreendido com as suas receitas inovadoras e esta proposta promete deixá-lo a salivar.
Vai querer provar.

O Chef Jamon dividiu o mundo quando fez francesinha num pastel de nata. Na altura houve quem amasse a ideia e, por outro lado, quem odiasse. Tiago Amorim (o nome verdadeiro), tem ficado cada vez mais conhecido nas redes sociais graças às suas inovadoras receitas e, agora, mostramos-lhe mais uma: rissóis de francesinha (sim, novamente o ingrediente que gerou tanta polémica).

Esta proposta à partida será mais consensual, uma vez que não mistura doces com salgados e, além disso, pode ser servida como petisco ou até mesmo como refeição principal, se acompanhada por arroz, por exemplo.

Ainda assim, não pense que passa por um prato saudável: esta receita de rissóis uma autêntica bomba calórica. Alguns dos ingredientes utilizados no recheio são processados e no final o rissol tem de ser frito. O que pode optar por fazer é em vez de utilizar óleo, prepará-los na air fryer.

“É um crime para um homem do Porto como eu? É, mas quero experimentar”, “vende para fora?”, “Que aspeto maravilhoso!” são tudo comentários que podem ler-se na descrição do vídeo no Tik Tok, onde Tiago tem praticamente dez mil seguidores.

Do que precisa

— 1 colher de sopa de manteiga
— 1 colher de sopa de farinha
— 150 a 200 mililitros de leite
— 1 fatia de queijo 
— molho de francesinha de frasco ou caseiro
— sal
— pimenta-preta
— 60 centímetros de salsicha fresca
— 60 centímetros de linguiça fresca
— 1 bife
— 6 fatias de queijo
— 5 fatias de fiambre
— 1 medida de leite
— 1 medida de água
— 1 colher de sopa de manteiga
— 2 medidas de farinha 
— ovo batido
— pão ralado panko

Como se faz

Coloque manteiga numa panela e quando derreter junte a farinha: deixe cozinhar cerca de 1 a 2 minutos. Junte leite aos poucos e mexa com uma vara de arames para fazer béchamel até ficar cremoso. Com o lume já desligado, adicione uma fatia de queijo e um pouco de molho de francesinha. Tempere com sal e pimenta e reserve.

Entretanto, cozinhe a salsicha, a linguiça e o bife. Corte tudo em pedaços pequenos e junte ao molho feito anteriormente. Finalmente pique 5 fatias de queijo e 5 fatias de fiambre e junte. Se ficar muito espesso junte mais molho de francesinha. Caso ache necessário, tempere com sal e pimenta.

Para fazer a massa de rissol junte uma medida de leite e uma medida de água numa panela, com manteiga e sal. Quando começar a ferver junte duas medidas de farinha e mexa bem durante cerca de 2 minutos. Passe a massa para a bancada e amasse a massa até ficar lisa e suave. Estique com o rolo e depois é só passar por ovo, pão ralado e fritar.  

Em março do ano passado, falámos com o Chef Jamon (Tiago Amorim), traçando o seu perfil e a propensão para avaliar produtos de supermercado sem papas na língua. Leia o artigo e conheça a sua história. Spoiler: estagiou no Noma, que já foi considerado o melhor restaurante do mundo.

Carregue na galeria e conheça outras receitas deliciosas que pode fazer em casa.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA