Em Portugal, o verão é sinónimo de tardes na esplanada, a comer caracóis com uma cerveja bem fresca a acompanhar. Este petisco sazonal, por vezes, visto com estranheza pelo resto do mundo, é apreciado por todo o País, em especial no centro e sul. Quase todas as cidades têm os seus sítios de referência para provar este petisco, e Setúbal não é exceção. Para descobrir qual deles é o melhor, a NiS lançou uma votação e os leitores já decidiram.
Entre 16 e 23 de maio, os leitores puderam votar em um dos oito estabelecimentos pré-selecionados. Em 2021 e 2024, a marisqueira Pinga Amor venceu a votação, mas este ano o resultado foi diferente. Em primeiro lugar ficou a tradicional Casa Isaías, com 30 por cento dos votos. Empatados em segundo lugar, com 20,31 por cento dos votos cada, estão o Russo dos Caracóis e a nova Casa dos Caracóis de Setúbal. A Florida Cervejaria ficou em terceiro lugar, com 11 por cento dos votos.
A Casa Isaías abriu portas em Setúbal há cerca de meio século. A atual responsável pelo espaço, Ana Sofia Santos, garante que o segredo do sucesso dos seus caracóis está na tradição. Explica que não inventaram nada, apenas mantêm a receita simples e básica que sempre usaram, apostando aa qualidade acima de tudo.
“Há 50 anos que são preparados pela mesma pessoa”, explica. A cozinheira do petisco é Maria de Lurdes Pedro, que, aos 80 anos, ainda vem ao estabelecimento na época dos caracóis para os preparar “à moda antiga”.
A tia de Ana abriu o negócio com o marido Isaías, e, agora, com 80 anos, ainda continua a passar pelo espaço durante a época do pestisco. “Não inventamos, matemos a receita simples e básica que sempre usámos. Tentamos que o produto tenha sempre qualidade, por isso somos dos últimos a começar a vender e dos primeiros a parar, queremos garantir a qualidade acima do negócio”, explica.
Depois de assumir a liderança do projeto há 14 anos atrás, Ana Sofia Santos também fez para dinamizar a Casa Isaías e alargou o menu a vários outros petiscos para além dos caracóis, mas esse continua a ser o prato mais pedido. Quando soube que venceram a votação NiS, disse: “Fico muito feliz pelo reconhecimento e sinto que esta vitória nos pode ajudar a alcançar mais clientes. O nosso grande objetivo é manter sempre a qualidade e ter uma casa acessível a todas as bolsa-“
Uma dose de caracóis na Casa Isaías custa 14€ e meia.dose fica por 7,€, valores que se mantêm no takeaway. A Casa Isaías funciona das 12 horas até à meia-noite.