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Os croquetes de vegetais que pode comer durante a dieta são feitos no forno

A proposta saudável é da nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue NiT "Dicas de uma Dietista".
Uma delícia.

São um dos petiscos mais populares da cozinha portuguesa e, por isso mesmo, uma das maiores tentações quando vamos ao café pedir uma bica. Os croquetes são deliciosos mas também altamente calóricos e quase sempre feitos com carne, o que faz deles uma opção muito má para a dieta (e para quem está a tentar cortar nos ingredientes de origem animal).

Não é preciso deixar de os comer: na realidade, basta fazer uns ajustes à receita para criar uma versão saudável, que pode comer sem sentir culpa no fim. A proposta que lhe mostramos hoje é da nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”.

A receita de croquetes de vegetais é feita com farinha integral e ovos, em vez de pão ralado, e é preparada no forno para evitar as calorias pouco saudáveis dos fritos. 

Do que precisa

— 200 gramas de cogumelos;
— Um pimento;
— Uma cenoura;
— Um alho francês;
— Uma cebola pequena;
— Dois ovos;
— Farinha integral quanto baste;
— Duas colheres de sopa de azeite;
— Duas colheres de sopa de salsa;
— Sal aromatizado com ervas aromáticas a gosto.

Como se faz

Descasque a cenoura e a cebola. Lave bem todos os legumes e triture-os na picadora. Coloque o azeite e a salsa numa frigideira e adicione a pasta de legumes. Tempere com sal e cozinhe durante cerca de 10 minutos.

Bata os ovos e junte ao preparado. Com a ajuda de duas colheres de sopa, forme bolas, passe-as por farinha e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 25 minutos ou até estarem dourados.

tags: alimentação saudável, blogue NiT, croquetes, receita, sónia marcelo

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