comida

Olhó peixe fresquinho: a Semana do Salmonete está de volta a Setúbal

O festival gastronómico decorre de 21 a 30 de outubro. Participam 41 restaurantes aderentes.
Imperdível.

São dez os dias em que o salmonete vai ser o rei das mesas da cidade do Sado. Pode apontar na agenda, entre os dias 21 e 30 de outubro, a Semana do Salmonete regressa a Setúbal com ementas especiais de 41 restaurantes, além de uma degustação comentada com harmonização vínica e uma oficina pedagógica.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal tem como objetivo incentivar a promoção turística da região e dinamizar a restauração local. Apresenta, ainda assim, uma vertente pedagógica, que recorda a importância da espécie na história e na gastronomia da cidade, sendo o salmonete de Setúbal famoso em todo o País.

Além do tradicional salmonete grelhado com molho de fígados, os 41 espaços aderentes apresentam outras propostas. Exemplos disso são papelotes de salmonete, salmonetes de tomatada, consommé de salmonete e pargo com malagueta e figos em pickle, ou salmonete com molho à espanhola e pó de salsa, acompanhado por tagliatelle com cogumelos selvagens, caviar de cebola roxa e telha de miso. A lista completa dos restaurantes está disponível no site do município.

A primeira atividade do programa é uma oficina pedagógica a partir do conto “História da Baleia”, de António Sérgio, que se realiza a 22 de outubro, sábado, a partir das 15h30, na Biblioteca Municipal de Setúbal. A ideia é dar a conhecer o Salmonete Vermelhete, nomeadamente as suas caraterísticas, onde vive e de que se alimenta. A sessão de participação gratuita é para maiores de cinco anos. No entanto tem um número limitado de participantes e necessita de inscrição online prévia até terça-feira, 18 de outubro.

No dia de encerramento da Semana do Salmonete, 30 de outubro, a atividade “Encontros prováveis” inclui, a partir das 17h30, uma visita guiada à Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e à Galeria Municipal do 11, no mesmo edifício, e ainda uma degustação de salmonetes comentada pelo chef Luís Alves, acompanhada por uma harmonização vínica com Saramago Vinhos. A participação nesta atividade é igualmente gratuita, mas com um número limitado de pessoas, pelo que também é necessária inscrição online antecipada até 26 de outubro, quarta-feira.

No âmbito da marca municipal Setúbal Terra de Peixe, a Semana do Salmonete, a sexta e última semana gastronómica do ano em Setúbal, conta com os apoios da Docapesca, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e da António Saramago Vinhos.

Já que aqui está carregue na galeria para conhecer alguns vinhos nacionais que pode acompanhar com peixe ou marisco.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA