Práticas, saborosas e com infinitas possibilidades, as empanadas são um dos petiscos mais versáteis e deliciosos que pode provar. Conhecidas sobretudo graças à influência da cultura latina, tornaram-se um snack de eleição para muitos viajantes à volta do mundo.
Foi exatamente numa dessas viagens que Joanna Wachowiak, polaca de 39 anos, e Dermot Wade, irlandês de 40, se apaixonaram pelas empanadas. O casal, que se fixou em Setúbal há mais de três anos, decidiu transformar essa paixão num negócio e foi assim que nasceu o Oh My! Empanada, o novo spot da cidade 100% dedicado a estes petiscos. Contam à NiS que foi exatamente assim que se apaixonaram pelo conceito das empanadas: graças às viagens, por motivos profissionais.
Com experiência em IT e operações comerciais, Dermot decidiu há cerca de um ano e meio fazer uma pausa na carreira para abrir o próprio negócio: o pub The Little Fox, já conhecido na cidade. Agora, lançam-se numa nova aventura gastronómica com um conceito mais pessoal e criativo.
“Quando chegámos a Setúbal, só víamos empanadas em festivais, nas roulotes. Não havia uma loja especializada e vimos aí uma oportunidade. Como já tínhamos um bom produto, decidimos avançar, Escolhemos a localização por ser perto da estação de comboios, uma vez que queremos que as pessoas possam levar as nossas empanadas”, explica Dermot à NiS.
De passatempo a fazer empanadas a negócio a tempo inteiro
Oh my! Empanada abriu portas no final de janeiro, mas tudo começou em casa: fazer empanadas era um passatempo que Dermot mantinha há mais de 10 anos. “É um produto prático, saboroso e com mil possibilidades”, partilha Joanna. A receita foi sendo aperfeiçoada ao longo do tempo, testada entre amigos e ajustada até atingir o equilíbrio certo. As empanadas são assadas e não fritas, mantendo uma textura mais leve e um sabor mais autêntico. São ainda confeccionadas com produtos frescos e feitas no próprio dia, garantindo a qualidade do produto.
Atualmente, o menu conta com sabores clássicos e criativos: há empanadas de carne, frango, espinafres (opção vegetariana) e Spicy Tuna, a favorita do casal, com um toque picante equilibrado. O preço varia entre os 2,50€ e os 3€ por unidade. Todas são acompanhadas por molhos incluídos no preço — como sweet chili, hot chili e a salsa mexicana da casa, que ajudam a intensificar os sabores. O molho mexicano é tão popular que já há clientes a pedir para o levar para casa.
A mais recente novidade no menu é uma opção doce, lançada há duas semanas e que já está a dar que falar: a empanada de Nutella com doce de mirtilo à parte. “Sentimos que temos espaço para crescer, mas queremos solidificar o conceito. No futuro, queremos trazer novos sabores e combinações”, explica Dermot. Para acompanhar tem à disposição bebidas como café, chá, vinho, sumos e bebidas energéticas.
O espaço, com uma decoração retro e identidade visual pensada em colaboração com uma artista do Porto, Carina Sousa (que também fez a decoração do pub), surpreende pela atenção ao detalhe. Muitos acreditam estar a entrar num franchise internacional, tal é o cuidado com o design.
Oh my! Empanada também funciona em regime grab and go, com caixas práticas para takeaway. Pode levá-las para a praia, para o jardim ou até mesmo para o escritório. Se optarem por levar as empanadas, os clientes são desafiados a participar num desafio: enviar uma fotografia a mostrar onde estão a comer as empanadas. Depois, as fotossão partilhadas num quadro no espaço.
O conceito é claro: empanadas para comer onde quiser. O espaço funciona ainda em regime grab and go, com caixas práticas para takeaway. Pode levá-las para a praia, para o jardim ou para o escritório. Caso escolha esta opção e tirar uma foto, pode partilhá-la num quadro interativo que existe no espaço, em que os clientes são desafiados a mostrar onde estão a comer as suas empanadas — as imagens são depois expostas na loja.
Carregue na galeria para descobrir mais sobre o espaço e ver as empanadas artesanais.