Em setembro de 2024, na rua principal de Vila Nogueira de Azeitão abriu um espaço pelas mãos de um médico, um nutricionista e work force manager, um empresário, um engenheiro e um enfermeiro, que também é empresário. O espaço cresceu e conquistou, ao longo das noites, azeitonenses, setubalenses e outros visitantes que gostam de boa comida, vinho e ambientes descontraídos — ao ponto de lhes oferecer um prémio.
Durante duas semanas, 49 nomeados estiveram em votação, entre os dias 16 e 27 de dezembro. A lista completa esteve online e os leitores escolheram os seus favoritos, nas várias categorias dos Prémios New in Setúbal, que selecionou as melhores novidades de lifestyle do concelho de 2024. Um dos espaços foi a Taberna dos 5, que ganhou na categoria Melhor café ou bar, com 31 por cento dos votos.
Os proprietários do espaço são Diogo Marinho, 38 anos (médico), Jean-Marc (nutricionista/work force manager), 44, William Mattos, 42 (empresário), Rui Freire, 45 (engenheiro) e André Figueiredo, 39 (enfermeiro e empresário). Conheceram-se durante os jogos de padel, no Arrábida Padel, em Azeitão. O novo spot, mesmo no centro da vila, convida à partilha de bons momentos, num sítio de conforto e descontraído.
O sentimento de gratidão, quando souberam da nomeação, foi o que prevaleceu. “É muito gratificante saber que o nosso trabalho tem eco nos clientes e amigos que nos visitam. De facto, o maior desejo é que o espaço que criámos seja o reflexo do que somos e da nossa forma de estar. As pessoas têm-se divertido no espaço e gostam do conceito que tentamos criar. É inesperado”, confessa Diogo Marinho à NiS.
Esta prova de confiança foi, de certo modo, uma alavanca para continuarem. “Podemos dizer que foi um combustível para percorrer o caminho. Estas coisas dão trabalho e há momentos em que nos perguntamos se faz sentido dedicar o nosso tempo e disponibilidade para o projeto, sobretudo, porque não somos profissionais da área. Depois chega esta notícia e temos certeza de que, assim, chegamos às pessoas que têm esse sentimento por nós”, elucida.
E se já são conhecidos na vila, assim, sabem que o reconhecimento foi dado a nível do concelho. “Temos alguma perceção, até porque a maior parte da noite estamos cheios e há uma procura muito interessante. Continuamos sempre numa adaptação descoberta, mas até pelo feedback que vamos recebendo, mas queremos manter a nossa génese: divertimento e produtos de qualidades”, explica, até porque, agora, estão a implementar “noites temáticas”, à quarta e quinta-feira, com “música, refeições, vinhos e degustações com provas comentadas”, para chegaram “a mais pessoas”.
A verdade é que “a experiência relatada tem sido muito boa”, têm “um staff robusto e uma família mais crescida”, num caminho que consideram “muito positivo”. Na Taberna dos 5, há espaço para ouvir música e, se estiver no mood e souber (ou não), tocar e cantar também, numa espécie de jam session ao vivo.
Quanto à comida, a ideia “não é ter refeições”, mas sim sandes, tábuas, tapas e sopas, ou seja, petiscos. No que toca à bebida, querem “oferecer a diferença”, já que tentaram apresentar “um preço justo” aliado à preocupação das pessoas consumirem “bens de qualidade, no sentido de beber um bom vinho com a mesma margem que beberia qualquer outro, digamos, de qualidade inferior.
Carregue na galeria para conhecer o espaço de Azeitão.