comida

O francês que se apaixonou por Setúbal e abriu um take-away e delivery de pizzas

O pizzaiolo Jory Aguet lançou o projeto La Pizza do Vizinho no início de outubro. Há seis recheios para provar.
A pizza burrata.

Jory Aguet nasceu em Agen, entre Bordeaux e Toulouse, em França, e sempre adorou comer pizzas. “Quando comecei a viajar, com 20 anos, as primeiras refeições que fazia assim que chegava eram sempre pizzas”, começa por contar à New in Setúbal, o pizzaiolo de 31 anos.

Estávamos em 2016 quando Jory descobriu o universo da pizza caseira através de vídeos no YouTube. Nessa altura, com base no que via nos tutoriais, passou a confecionar pão e pizza para amigos e familiares apenas como hobby. Antes da pandemia, estava a viver no Rio de Janeiro, Brasil, com a mulher. Em 2020, decidiu regressar a França para visitar os familiares e, como já estava totalmente rendido aos encantos da pizza napolitana, aproveitou para fazer um curso de pizzaiolo.

Quando os casos de Covid-19 baixaram em Itália, Jory foi fazer outra formação, em Nápoles. Depois, ainda esteve em França com a mulher, mas o casal decidiu alugar um carro e viajar até Portugal. “Fomos andando por várias terras e quando parámos em Setúbal ficámos completamente apaixonados por esta região e achámos que seria o sítio ideal para criar a nossa família”, explica Jory.

Apesar de já ter o sonho de lançar um projeto de pizzas napolitanas, Jory ajudou primeiro a mulher a abrir uma pastelaria francesa, o que acabou por acontecer com o lançamento da marca Manger Por Amor Setúbal. Quando esse negócio já estava estabilizado, Jory decidi finalmente apostar na sua ideia e criar a marca La Pizza do Vizinho, um take-away e delivery de pizzas napolitanas, a funcionar desde o início de outubro.

As pizzas são todas de 31 centímetros e, por enquanto, os recheios disponíveis são margarita; vegetariana; fiambre; fiocco; pepperoni e burrata. Os preços variam entre os 8€ e os 14€.

A grande diferença entre estas pizzas napolitanas e as tradicionais está na massa. Neste caso, as bordas são alveoladas, crocantes e de fácil digestão, já que é usada a técnica de fermentação longa de, pelo menos, 24 horas. As pizzas são confecionadas num forno elétrico até 500 graus na Rua Diogo Cão, que é o ponto de recolha dos pedidos de take-away.

Pode fazer a encomenda da sua pizza favorita por mensagem privada nas páginas de Facebook e Instagram da marca ou através da ligação do WhatsApp (928 119 064). As entregas são grátis na Rua Diogo Cão; Rua Bartolomeu Dias; Rua Gil Eanes; Avenida Dom Manuel I; Praceta Cabo da Boa Esperança; Rua Cevedeira; Rua Padre José Maria Nunes da Silva até ao Largo José Joaquim Cabecinha, em Setúbal.

Fora desta zona funciona tudo em take-away e o cliente pode levantar o pedido no número 20 na Rua Diogo Cão. O serviço está disponível, de sexta-feira a domingo, entre as 19 horas e as 22h30. Esta semana, os leitores da NiS podem aproveitar a oferta de uma pizza na compra de outra, com exceção da de burrata.

Mas atenção: no caso desta promoção especial, os clientes têm de fazer o pedido com, pelo menos, um dia de antecedência. Ou seja, se leu o artigo até aqui, já pode ligar e fazer o seu pedido esta quinta-feira. Nos outros dias basta ligar entre as 14 e as 22 horas.

O forno tem capacidade para fazer 16 pizzas por dia. Neste momento, o pizzaiolo está à procura de um revendedor de produtos italianos em Setúbal ou Lisboa. Além do take-away e delivery, Jory faz serviço de pizzaiolo para eventos privados.

A seguir carregue na galeria para conhecer melhor as pizzas do novo take-away e delivery da cidade.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA