comida

O encontro que vai juntar sushi e peixe de Setúbal durante 3 dias

Novos pratos e um workshop para aprender todos os segredos desta arte integram a programação do “Sushi com Peixe Nosso”.
É quase sempre irresistível.

Se fizéssemos uma sondagem, entre os portugueses, para saber qual é o prato favorito e aquele que são capazes de repetir vezes sem conta, não há dúvidas de que o sushi ia estar no topo da lista. É que, se houve uma altura em que pensámos que as combinações iam ser temporárias, hoje temos a certeza de que conquistou um grande número de fãs.

O prato japonês tem origem numa antiga técnica de conservação do peixe em arroz avinagrado. O sushi, na forma em que é conhecido atualmente, tem cerca de 200 anos. Inicialmente, era vendido em bancas de rua. Agora, faz parte das ementas de vários restaurantes, incluindo os spots de fine dining.

Tradicionalmente, é feito com arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, combinado com algum tipo de peixe ou fruto do mar, vegetais ou ovo. O costume japonês é servi-lo acompanhado de wasabi (pasta de raiz forte), mas por cá prefere-se o molho de soja ou o agridoce. Melhor ainda é fazer sushi com peixe da região e é mesmo isso que vai acontecer no evento “Sushi com Peixe Nosso”.

A decorrer de 24 a 26 de maio, o objetivo do programa é juntar este prato de cozinha japonesa com pescado de Setúbal. Vão existir ementas especiais em três restaurantes e também um workshop. Na Casa Japonesa, vai poder provar usuzukuri de corvinata real, no Omotenashi, os nigiris e sashimi de pargo são os protaganistas e no Ryöri encontra bentôbox de fataça.

No dia 26, entre as 11 e as 14 horas, pode participar no workshop com o chef Flávio Silva. “A preparação do peixe, a importância do arroz japonês e a utilização de frutas e legumes são temas abordados no workshop”, explica a autarquia. A atividade realiza-se no AZ Cook Azeitão — Cooking Studio, custa 45€ por pessoa e é necessária inscrição

O “Sushi com Peixe Nosso” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, com os apoios da DocaPesca, AZ Cook Azeitão — Cooking Studio e Adega de Palmela. Integra um conjunto de ciclos gastronómicos organizados pelo município, no âmbito da marca “Setúbal, Terra de Peixe”, de promoção dos produtos regionais e que, em simultâneo, estimula a restauração local.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA