comida

O casal que se apaixonou por Setúbal e criou uma pastelaria francesa virtual

Marta Cezário e Jory Aguet são os responsáveis pela Manger Por Amor Setúbal. Tudo começou no Brasil, por causa da pandemia.
A tarte citron merengue.

Marta Cezário nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, e sempre teve o hobby de fazer doces e tostas para a família. Há cerca de seis anos, conheceu Jory Aguet, o atual marido, que era empregado numa confeitaria de um chef francês naquela cidade brasileira.

Apesar da sua paixão pela cozinha, Marta, de 35 anos, estava a trabalhar num hotel. Porém, dois anos depois, o chef com quem Jory trabalhava voltou para França e o jovem, natural de Agen, passou a ser guia turístico no país.

Por causa da pandemia, os lucros do hotel ficaram quase a zero e a unidade acabou mesmo por fechar, o que fez com que o casal ficasse desempregado. “Nessa altura, comecei a cozinhar em casa e a aprender algumas técnicas de pastelaria durante o confinamento”, explica à New in Setúbal, Marta Cezário.

Por isso, os dois decidiram criar uma página de Instagram para mostrar o que confecionava em casa. Como moravam num condomínio com centenas de pessoas, começaram a receber mensagens dos vizinhos a perguntar se podiam encomendar os doces da página.

“Passámos a vender aos nossos vizinhos do condomínio e também a fornecer alguns cafés e restaurantes da zona e foi um autêntico sucesso”, explica a pasteleira. Com as encomendas a aumentar, Marta decidiu ir para França fazer um curso de pastelaria. No entanto, como a Europa entrou num novo período de confinamento, em setembro do ano passado, fez uma formação online de três meses na área da confeitaria.

Depois da formação, o casal ficou mais alguns meses em França e veio de férias para conhecer Portugal no final de dezembro de 2020. “Viajámos por várias cidades de norte a sul do País, mas quando chegámos a Setúbal, apaixonámo-nos logo pela sua beleza e também porque o clima é muito parecido com o do Brasil”, conta Marta à NiS.

Em janeiro deste ano, voltaram para França, uma vez que Portugal estava em confinamento e vieram morar definitivamente para Setúbal, a 15 de março. Sem perspetivas de trabalho na área da hotelaria, incentivado pelos amigos e familiares, o casal decidiu apostar no conceito de pastelaria francesa artesanal, com o serviço de entregas ao domicílio, tal como faziam no Brasil.

A conta de Instagram chama-se Manger Por Amor Setúbal e foi criada no final de março. O menu da marca ficou disponível no dia 10 de abril, sábado. Para já, o destaque vai para as tortas cem por cento caseiras.

Há tortas de citron merengue; de pomme, de banoffee, de morango e cookie. Os tamanhos são 21 centímetros ou 31 centímetros, com exceção da torta cookie que mede 24. Os preços começam nos 8€.

As encomendas são feitas exclusivamente online através das páginas de Facebook e Instagram da marca ou pelo telefone 912 683 721. Deve fazer o pedido com, pelo menos, um dia de antecedência. As entregas são na cidade de Setúbal.

Além da opção de delivery, a marca está disponível para fazer parcerias com cafés e restaurantes da região. Marta avançou à New in Setúbal que o objetivo do casal é incluir outras especialidades típicas da pastelaria tradicional francesa no menu da Manger Por Amor Setúbal e abrir uma loja física na cidade.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA