comida

O bolo favorito da Rainha Isabel II é bem conhecido dos portugueses e até viajava com ela

Darren McGrady — chef pessoal da monarca durante 11 anos — revelou a receita. Não leva farinha nem vai ao forno.
Fotografia: Instagram theroyalfamily.

A rainha de Inglaterra, Isabel II, morreu esta quinta-feira, 8 de setembro, no Castelo de Balmoral, na Escócia, aos 96 anos. Durante as mais de sete décadas em que liderou a coroa britânica, foi tema por todos os motivos possíveis, entre questões banais, motivadas apenas pela curiosidade pura que a família real tende a gerar, e controversas.

A sua paixão por sobremesas esteve na ordem do dia em 2017, quando Darren McGrady, que foi seu chef pessoal durante 11 anos, falou com a revista “Recipes Plus” sobre uma das suas receitas favoritas: bolo de bolacha de chocolate. De acordo com McGrady, a monarca provava, por norma, apenas uma fatia dos muitos doces que lhe eram preparados. Só abria uma exceção para o seu favorito.

“O bolo de bolacha de chocolate era o único que voltava a ser servido [à soberana] uma e outra vez até acabar”, disse o cozinheiro profissional, aqui citado pelo “Huffington Post”. “Comia uma pequena fatia todos os dias até que, eventualmente, havia apenas um pedaço minúsculo, que também queria”, acrescentou.

O chef — que também trabalhou para a princesa Diana — revelou ainda que Isabel II gostava tanto do bolo que, se estivesse a meio e esta tivesse uma viagem marcada, o doce viajava com ela. Ao jornal britânico, via email, McGrady contou, por exemplo, que quando a monarca ia de férias para o castelo de Windsor e o bolo não tinha acabado, um cozinheiro seguia com as sobras num outro comboio. O próprio diz ter levado meio bolo, várias vezes, aos locais onde a Rainha estava.

Ficou curioso? Temos boas notícias. O chef partilhou a receita e é bastante simples de fazer. É provável que as instruções lhe pareçam bastante familiares, uma vez que o bolo se assemelha a um doce tipicamente português: o salame de chocolate. A grande diferença é o formato em que feito, que não se assemelha ao enchido.

Do que precisa

Base

— 115 gramas de chocolate preto derretido
— 115 gramas de açúcar granulado
— 115 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
— 1 ovo
— 230 gramas de bolachas

Cobertura

— 230 gramas de chocolate preto derretido
— 30 gramas de chocolate de leite derretido

Como se faz

Comece por untar a forma redonda (sem buraco) com manteiga. Depois forre-a com uma folha de papel vegetal, que será também untada com manteiga. Em seguida, parta cada uma das bolachas em pedaços pequenos e reserve. Numa tigela grande, misture a manteiga e o açúcar. Depois, derreta o chocolate amargo e adicione ao preparado anterior, sem nunca deixar de mexer. Adicione o ovo e bata.

Mergulhe então os pedaços das bolachas até que todos estejam revestidos com a mistura de chocolate. Coloque na forma e refrigere o bolo por, pelo menos, três horas e deixe repousar. Desenforme o bolo e despeje o chocolate derretido sobre ele, alisando a parte superior e os lados com uma espátula. Decore com o restante chocolate.

Leia ainda o artigo da NiT onde lhe contamos melhor a história da rainha e mostramos a evolução dos seus visuais. O texto do dia em escapou do palácio para dançar e beber com o povo também lhe pode interessar, assim como a peça acerca do modelo de sapatos que usou durante 50 anos.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA