comida

O arroz de marisco perfeito para servir depois de um dia na praia

Com a ajuda da Yammi, a receita fica pronta em 30 minutos e serve entre quatro a seis pessoas. Vai querer repetir.
Uma delícia.

Não há maneira mais satisfatória de terminar um dia de verão, sobretudo quando é passado na praia, do que com um belo arroz de marisco, regado por bons vinhos. Apesar de haver várias opções belíssimas nos restaurantes, vale sempre a pena considerar prepará-lo em casa, para os amigos e para a família.

Caso pense que a confeção é demasiado trabalhosa ou demorada, desengane-se. Se seguir esta receita da Yammi, com nível de dificuldade fácil, tem a refeição pronta em 30 minutos e serve entre quatro a seis pessoas. Cebola, pimento vermelho, tomate fresco, alho, piripíri e coentros são alguns dos ingredientes de que vai precisar. Além, claro está, de cocktail de marisco congelado.

Para que tudo saia na perfeição, a Yammi lembra que, “dependendo da qualidade e da marca, o arroz pode ter um tempo de cozedura variável”, pelo que deve programar mais alguns minutos do que o indicado na receita, ainda que na mesma velocidade e temperatura, se pretender o arroz mais cozido.

Outra dica é que, se optar por utilizar marisco fresco ou descongelado, acrescente mais água, mas sem ultrapassar a capacidade máxima do copo (2.5 litros).

Do que precisa

— 150 gramas de cebola
— 150 gramas de pimento vermelho
— 350 gramas de tomate fresco (maduro)
— 2 dentes de alho
— 75 gramas de polpa de tomate
— 35 gramas de azeite
— 400 gramas de cocktail de marisco congelado (sem cascas/conchas)
— 250 gramas de miolo de camarão congelado
— 1 caldo de marisco
— 250 gramas de arroz agulha
— 500 gramas de água
— Piripíri a gosto
— Sal a gosto
— Coentros picados a gosto

Como se faz

No copo, coloque a cebola, o pimento e o tomate aos pedaços, assim como os dentes de alho, a polpa de tomate e o azeite. Pressione a função triturar e, de seguida, programe cinco minutos a 120ºC na velocidade um. Antes de programar cinco minutos, a 100°C, na velocidade dois em rotação inversa, acrescente o cocktail de marisco, o miolo de camarão (ambos ainda congelados) e o caldo de marisco.

Depois, junte o arroz, a água, piripíri a gosto e, se necessário, retifique o sal. Programe 19 minutos, a 100°C, na velocidade um em rotação inversa. A meio da cozedura, retire a tampa e mexa com a espátula até ao fundo do copo para soltar o arroz.

Por último, disponha o arroz numa travessa, polvilhe com coentros picados a gosto e deixe repousar uns momentos antes de servir.

Caso precise de uma sobremesa para completar a refeição, carregue na galeria para conhecer alguns bolos que pode fazer em poucos minutos.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA