comida

Novo Intervalo: o ponto de encontro dos vitorianos antes dos jogos

Fica mesmo junto ao Estádio do Bonfim e tem as melhores bifanas e imperiais.
Paragem obrigatória para os adeptos. Foto: Vitória de Setúbal.

O snack-bar Novo Intervalo, na Avenida Independência das Colónias, junto ao Estádio do Vitória de Setúbal é um dos espaços mais conhecidos da cidade e um verdadeiro hino ao desporto. Tudo porque antes dos jogos de futebol e andebol da primeira divisão do clube sadino, a maioria dos adeptos se reúne lá para petiscar e dar o seu palpite sobre o resultado do jogo.

O que se vende mais são as imperiais (que custam 75 cêntimos), as bifanas do lombo e o choco frito. Durante a semana (só aos almoços) há um prato do dia da cozinha tradicional portuguesa, como o bacalhau à Brás, à Gomes Sá, a feijoada de choco, entre outros. Os pratos são servidos à dose ou meia dose e os preços rondam os 4€ e 5€. Como sobremesa, o destaque vai para a mousse de chocolate.

Paulo Chaves, 55 anos e Helena Serra, 45, são os responsáveis pelo Snack-Bar, desde 2010. Paulo é mais conhecido na região por Puskás, alcunha de infância dada ao seu pai, Hélder Chaves, que também jogou futebol e depois passou para Paulo. Por isso, um dos quadros pendurados na parede tem um cachecol com o nome do jogador Ferenc Puskás, natural da Hungria e considerado um dos melhores marcadores da sua geração.

“Em homenagem ao jogador foi criado em outubro de 2009 o Prémio FIFA Ferenc Puskás, que premeia o atleta, autor do golo mais bonito do ano. O primeiro vencedor foi o Cristiano Ronaldo, em 2009, quando estava ao serviço do Manchester United”, conta à New in Setúbal, Paulo.

Sócio do Vitória desde que nasceu, tal como todos os membros da família que têm o Vitória no coração, Paulo também jogou futebol nas distritais e trabalhou no ramo automóvel. Convive diariamente com algumas das “velhas glórias” do clube sadino como Fernando Tomé, Edmundo, Santos (“Gadelha”), que gostam de tomar o pequeno-almoço ou ver a bola nas televisões.

Paulo Chaves, com Pedro Salvado (“O Viking do Vitória”), presença habitual em todos os jogos do clube.

O nome Novo Intervalo já existia antes de 2010. “Penso que deram este nome, porque antigamente era permitido sair do estádio durante o intervalo e as pessoas vinham aqui petiscar. Agora só mesmo antes ou depois do jogo”, explica Paulo. Apesar de a decoração homenagear o Vitória, Paulo sublinha que no snack-bar, conhecido pelo choco frito e boa imperial, “todos os clubes são bem-vindos”.

Quem manda nisto tudo

Nome: Helena Serra/Paulo Chaves
Idade: 45/55
Prato favorito: Bacalhau com espinafres no forno
Guilty pleasure: Mousse de chocolate
Convença-nos a visitar o espaço: “É um café para todos os clubes, mas uma referência para os vitorianos”.

tags: adeptos, bifanas, imperial, jogos, Novo Intervalo, Vitória de Setúbal

localização, contactos e horários

morada
  • Novo Intervalo [ver mapa]
    Avenida Independência das Colónias, 7A
    2900-407 Setúbal
horários
  • Segunda a domingo
  • Das: 08:30
  • Às: 23:30