comida

Marisqueira Sab’aMar: o restaurante mais amigo do ambiente em Setúbal

O espaço, na Avenida Luísa Todi está a livrar-se do plástico. As garrafas são de vidro, as caixas de take away em cartão e as lâmpadas led e microled.
Há ecopontos para separação do lixo e óleos alimentares.

A marisqueira Sab’aMar, na Avenida Luísa Todi já é famosa por toda a cidade pelos pratos de tacho, as mariscadas, cataplanas e massadas de marisco. Quem ali vai sabe que o restaurante só tem os produtos mais frescos e os melhores mariscos da região. E também sabe que pode contar com um espaço ecológico, amigo do ambiente.

Desde que abriu, o restaurante tem vindo a apostar cada vez mais em medidas de sustentabilidade ambiental. Estas medidas dividem-se em cinco áreas: resíduos, águas, eletricidade, gás e detergentes.

No plano dos resíduos, o restaurante tem diferentes ecopontos para separação do lixo e óleos alimentares. No Sab’aMar, faz-se ainda a recolha das rolhas de cortiça dos vinhos para reaproveitamento. Os proprietários diminuíram progressivamente o plástico, através da utilização de garrafas de vidro reutilizáveis e de embalagens de take away em cartão. O restaurante possui ainda um sistema inovador de extração, com filtros eletroestáticos, que anulam todos os cheiros e fumos. 

Para reduzir o consumo de água, o restaurante tem descargas ecológicas nas casas de banho, torneiras com temporizadores de caudal e usa máquinas de lavar louça, com cargas completas. Quanto à eletricidade, está equipado com lâmpadas led e microled. Todas as casas de banho têm sensores de movimento. Na cozinha, o sistema de gás é de baixo consumo. As toalhas de mesa são anti-nódoas, para reduzir o uso dos detergentes e encurtar os ciclos de lavagens.

Para Paulo Mendes, 47 anos, gerente do espaço, é fundamental que os responsáveis dos restaurantes e unidades hoteleiras adotem gradualmente medidas, com vista à sustentabilidade ambiental. “O futuro da restauração deve passar obrigatoriamente por medidas mais ecológicas, a pensar no bem-estar das gerações futuras”, explica à New in Setúbal.

Tudo pelo ambiente.

A marisqueira Sab’aMar abriu em julho do ano passado, na Avenida Luísa Todi. A ementa, escrita em inglês e francês, da responsabilidade do chef setubalense João Carnot aposta em produtos locais frescos, apresentando uma cozinha sem usar caldos pré-feitos ou aditivos. É já considerada uma referência para quem visita Setúbal, e não resiste a um bom prato de marisco.

Este artigo foi escrito em parceria com a Marisqueira Sab’aMar.
tags: Avenida Luísa Todi, componente ecológica, garrafas de vidro, marisqueira, plástico, Sab’aMar