comida

Mar Até Cá vai abrir um novo espaço no Largo da Ribeira Velha

O conceito na Baixa de Setúbal contará com dois pisos, duas varandas e uma acolhedora esplanada.
O último espaço a abrir foi no Alegro Setúbal.

Os responsáveis pelo Mar Até Cá vão abrir um novo espaço em Setúbal. Este não será um simples restaurante, mas um “mix de vários conceitos”, revelam à NiS.

O Largo da Ribeira Velha foi o local escolhido para receber o Ribeira by Mar Até Cá.  Os proprietários, Vânia e Duílio, afirmam que o novo conceito reflete uma ambição antiga de ambos. “Queríamos abrir um espaço mesmo em Setúbal, mas ainda não tínhamos encontrado o local ideal”, explicam. 

Só agora encontraram o que procuravam; uma casa centenária na Baixa, um sítio “carregado de memória e identidade setubalense”. Com esta aposta no setor da restauração, os sócios pretendem contribuir para a revitalização do centro histórico. “Somos ambos setubalenses e esta abertura num local emblemático da cidade, é algo que muito nos orgulha”, acrescentam.

O novo Ribeira irá apresentar alguns dos produtos já oferecidos em Cajados, tanto na casa de chá como no restaurante, mas o menu será adaptado ao ambiente citadino. “Haverá uma variedade de opções para pequenos-almoços e brunch, com opções leves e saborosas. Para quem procura refeições ligeiras ao longo de todo o dia. E, claro, não poderia faltar uma seleção de doces e salgados para acompanhar o café, o sumo natural, o cocktail ou o vinho ou sangria”, revelam.

O edifício ainda está em remodelação, mas contará com dois pisos ligados por escada interior. No piso térreo ficará o atendimento ao público e algumas mesas, enquanto o andar terá uma sala de estar e duas varandas para que os clientes possam apreciar o Largo. No exterior haverá uma esplanada.

A abertura está para breve.

Vânia e Duílio explicam que querem afirmar-se na comunidade local criando um ambiente acolhedor com atendimento simpático e personalizado. “Pretendemos criar um espaço único e diferenciador tendo por base um conceito agradável e com uma identidade própria. Os objetivos são criar uma base de clientes regulares, ajustar os nossos produtos ao feedback dos clientes e tornar o Ribeira um espaço recomendado e reconhecido na cidade de Setúbal”.

Vânia e Duílio pretendem criar um ambiente acolhedor, “com um atendimento simpático e personalizado”. O objetivo é estabelecer uma base de clientes regulares, para que o Ribeira se torne um espaço recomendado e reconhecido na cidade.

A abertura irá acontecer “em breve”, garantem os responsáveis, embora ainda sem data prevista. “Numa primeira fase, iremos funcionar de segunda a sábado, sendo que à sexta e ao sábado teremos um horário mais alargado. Durante o verão, poderemos estender um pouco mais os horários”, adiantam. As novidades serão anunciadas nas redes sociais do Ribeira by Mar Até Cá.

O projeto Mar Até Cá nasceu há 11 anos, quando o casal Vânia e Duílio, decidiu mudar-se para o campo. “Começámos por morar em Setúbal, mas para seguir o sonho de ter uma casa no campo, fomos viver para Cajados. Como gostamos muito de cozinhar, recebíamos os nossos amigos em casa e cozinhávamos para eles”, conta o casal.

A mudança inspirou a criação de um salão de chá em Cajados, em 2014. Quatro anos depois inauguraram um restaurante, com especialidades da cozinha tradicional portuguesa. Posteriormente, lançaram alguns produtos próprios, com base em parcerias com produtores locais, incluindo vinhos, sal e chás sal e chás. Em 2020, abriram o Mar Até Cá Market, um conceito grab & go, no Mercado do Livramento. O primeiro quiosque da marca no Alegro Setúbal foi inaugurado em 2021.

O nome, Mar Até Cá, foi inspirado numa lenda popular. A história conta que um cavaleiro português, que morava na Marateca, se apaixonou por uma jovem mourisca. Para reencontrar o seu amado, a muçulmana viajou pelo rio Sado até chegar ao destino. Como não sabia falar bem português, quando lhe perguntavam como tinha ali chegado, ela respondia: “Mar Até Cá”.  

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA