É impossível não admitir que a cozinha é um verdeiro estúdio de criatividade e, por lá, nascem obras de arte. E é uma tarefa improvável não assumir que ficamos completamente encantados com certos pratos que chegam à mesa — ou que vemos entrar na porta da vizinha do lado —, com todo o cuidado e embelezamento. Além do sabor, uma apresentação bonita pode ser um dos motivos para nos fazer regressar. Um dos pratos mais comuns, mas desafiantes, da cozinha é o soufflé.
É preciso muita perícia no que toca a fazer chegar ao cliente o famoso doce sem que não abata antes. E é também um motivo de orgulho para quem domina a técnica. As claras batidas são a base da receita e o truque está na forma como as envolvemos e no tempo que fica no forno.
A história desta receita é curiosa e nasceu de um erro culinário, cometido pela célebre cozinheira francesa Marie-Antoine Carême (1783-1833) quando tentava fazer um merengue. Fruto do acaso, o resultado foi uma proposta leve e fofa que, posteriormente, muitos tentaram e continuam a conseguir recriar. Criado, assim, há mais de 200 anos, este prato é um clássico da gastronomia francesa que pode ter várias variantes, desde carne e peixe, aos doces.
O soufflé de Nutella é a nossa sugestão, inspirada na receita da página “Fitwaffle Kitchen”, de Eloise Head, para aqueles dias em que lhe apetece mesmo um doce. Pode, se preferir, substituir o creme de avelã por chocolate derretido.
Do que precisa
— 4 ovos
— 1 chávena de Nutella (ou chocolate derretido)
Como se faz
Separe as gemas das claras. Bata as claras até ficarem firmes. Numa taça à parte, misture as gemas com a Nutella até ficar com um creme homogéneo. Incorpore depois a claras, aos poucos, no preparado do chocolate. Leve ao forno em pequenas formas redondas de loiça a 180 graus. Deixe durante uns minutos e retire para que não fiquem demasiado cozidos.
Já que aqui está, carregue na galeria para conhecer outras propostas de sobremesa que pode fazer em sua casa.