comida

Já se sabe que restaurantes vão participar na Semana da Sardinha de Setúbal

O festival gastronómico decorre de 2 a 11 de julho. Participam mais de 50 espaços aderentes.
São uma maravilha.

É indiscutível que a sardinha é a grande estrela da gastronomia setubalense e o peixe oficial do verão. É nas bancas do Mercado do Livramento, considerado pelo jornal “USA Today” um dos melhores do mundo, que pode encontrar os mais belos exemplares de sardinhas também conhecida como manjuas.

Por isso, este peixe famoso é o protagonista do próximo festival gastronómico da cidade. A Semana da Sardinha decorre de 2 a 11 de julho. Além das datas, a Câmara Municipal de Setúbal revelou a lista de restaurantes aderentes da iniciativa, que vão confecionar ementas especiais.

A 490 Taberna STB, A Barreira, A Casa do Peixe, a Adega dos Garrafões, a Adega do Zé, Água Salgada, Anzol, Antóniu’s, Bombordo, Cais 56, Calha Bem, Casa Lagarto, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa D’Ouro, Estrela do Sado, Ferribote, Flórida, Forno da Lotta, Ivomar, Mar Azul, Nova Taberna O Pescador, Novo 10 e Novo Capote são alguns dos spots participantes desta edição.

Mas há mais. Também pode provar as ementas nos espaços O Alface, O Batareo, O Convés, O Douradinho, O Nau, O Pescador II, O Petisco, O Praxedes, O Ramila, O Saveiro, O Tavira, Oficina de Peixe, Ostradomus, Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, entre outros.

Como é habitual, a Semana da Sardinha inclui outras atividades, entre elas um passeio interpretativo, uma atividade para os miúdos e uma degustação comentada. No próximo dia 6 de julho, terça-feira, pode participar no passeio interpretativo “Sardinha: muito mais do que um peixe”.

A entrada é livre mas tem de se inscrever através do email gape@nullmun-setubal.pt, até esta quinta-feira, 1 de julho. A idade mínima para participar é dez anos. O evento começa às 10 horas.

A 10 de julho, sábado, há uma atividade especial para os miúdos no Museu do Trabalho Michel Giacometti. Mais uma vez, a inscrição é gratuita, mas é obrigatório reservar o lugar através do email gape@nullmun-setubal.pt. O prazo de inscrição termina a 7 de julho, quarta-feira, e podem participar miúdos dos três aos oito anos.

A fechar o programa está prevista uma degustação comentada no Mercado do Rio Azul, conduzida pelo chef Mauro Loureiro da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, com a participação de Ana Falcão da Quinta de Catralvos. A inscrição é obrigatória, através do email gape@nullmun-setubal.pt e pode ser feita até ao dia 8 de julho, quinta-feira.

A Semana da Sardinha é o terceiro festival gastronómico deste ano promovido pela marca municipal Setúbal Terra de Peixe. O objetivo dos eventos é divulgar os sabores e tradições da cozinha setubalense e estimular a restauração local. Em todas as edições há degustações comentadas. Pode consultar a lista completa de restaurantes aderentes na página de Facebook do Município de Setúbal.

Já que aqui está, aproveite para pôr à prova os seus conhecimentos sobre a sardinha, com este último quiz da New in Setúbal. Tem dez perguntas para mostrar o que vale e provar que sabe mesmo tudo sobre este peixe. E atenção: não vale abrir um separador e começar a pesquisar na Internet.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA