comida

Já foi divulgada a lista dos restaurantes da Semana da Ostra de Setúbal

Nesta edição participam 28 espaços aderentes do concelho. Também há um showcooking e um passeio pedestre.
É só escolher o seu favorito. Foto: Município de Setúbal.

Tal como a New in Setúbal já tinha noticiado, a Semana da Ostra está de volta à cidade, de 7 a 16 de maio. Nesta edição, participam 28 restaurantes do concelho, que vão confecionar receitas à base do molusco produzido no estuário do Sado.  

A lista dos espaços aderentes inclui a 490 Taberna STB, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adega dos Garrafões, Antóniu’s, Calha Bem, Carvão Ryori, Copa d’Ouro, Flórida, Martroia, O Batareo, O Tavira e Oficina do Peixe.

O Ostradomus, Ostras sobre Rodas, Peixe no Largo, Pérola da Mourisca, Restaurante Petisqueira o Manuel, Pinga Amor, Sab’Amar, Sem Horas, Solar do Marquês, Taberna de Azeitão, Taberna do Largo, Tasca da Avenida, Tasca da Fatinha, Tasca do Xico da Cana e Tasca Kefish são outros spots onde pode provar as receitas de ostra.

Além da participação dos restaurantes, o evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, inclui algumas novidades relativamente às edições anteriores, a começar por um evento prévio de promoção, que decorre nos dias 30 de abril, 1 e 2 de maio, no Mercado da Vila, em Cascais.

A iniciativa Promoção das Ostras e Vinhos de Setúbal em Cascais conta com as participações da food truck Ostras Sobre Rodas, Neptun Pearl e Quinta de Alcube, que, durante os três dias, darão a provar estes produtos setubalenses aos visitantes do mercado.

No dia 30 de abril, sexta-feira, está previsto um showcooking de ostras conduzido pelo chef Mauro Loureiro, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e a Conversa Sobre Ostras e Vinhos, com Célia Rodrigues, da Neptun Pearl e Carolina Santos, da Quinta de Alcube.

Em Setúbal, outra novidade da Semana da Ostra é a realização de um passeio pedestre com prova de ostras, no dia 9 de maio, domingo, às 9h30. A inscrição na atividade “Ostras e Aves do Estuário do Sado”, organizada pelo município em parceria com a Biotrails, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Neptun Pearl custa 22€ e já pode ser feita online .

No último dia do festival gastronómico, 16 de maio, às 18 horas, a Casa da Baía recebe uma degustação comentada de ostras e vinhos, conduzida pela chef Mariana Fernandes, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e por Carolina Santos, da Quinta de Alcube. A participação é livre, mas é obrigatório inscrever-se até ao dia 13 de maio, através do email gape@nullmun-setubal.pt.

Depois da ostra, seguem-se as semanas do choco (4 a 13 de junho), da sardinha (2 a 11 de julho), do carapau (3 a 12 de agosto), da cavala (1 a 10 de outubro) e do salmonete (5 a 14 de novembro). 

Os festivais gastronómicos são organizados pela marca Setúbal Terra de Peixe criada em 2015. O objetivo do programa municipal é divulgar os sabores e a tradição da gastronomia setubalense e estimular a restauração local.

 

 

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA