comida

Já abriu a antiga Leitaria do Montalvão — e há muitos petiscos para partilhar

Álvaro Santos cresceu no bairro e quis recuperar as tradições do espaço fundado em 1968.
A montra tem uma máquina de café antiga em exposição.

A Leitaria do Montalvão, onde Zeca Afonso costumava ir tomar café nos anos 70 foi renovada e tem agora um conceito mais moderno. O nome do cantor de intervenção até está gravado na mesa do fundo, onde ele se sentava sempre. O espaço reabriu no passado dia 1 de novembro, sexta-feira, com especialidades à base de leite, muitos petiscos portugueses para partilhar e brunch aos domingos. 

A ideia partiu de Álvaro Santos, 51 anos, responsável pelo café, na Rua Fernando Santos, juntamente com a mulher Sandra Vidasinha, de 41. O cozinheiro passou a infância no bairro do Montalvão e, depois de vários anos a trabalhar no estrangeiro, decidiu regressar às origens e recuperar as tradições da velha leitaria, dando-lhe um twist mais contemporâneo. 

 “Ainda me lembro dos tempos, em que me juntava com os meus amigos do bairro para jogar ao pião ou ao berlinde. Na altura, a leitaria era o ponto de encontro dos miúdos e das famílias. Como só havia dois canais de televisão, o convívio na rua era o nosso Facebook”, começa por contar à New in Setúbal, Álvaro Santos. 

O espaço fundado em 1968 funcionava como café e também era o local, onde as pessoas iam comprar o leite trazido pelo leiteiro logo de manhã. “Como sempre fui cliente habitual da leitaria, e o espaço se encontrava fechado há algum tempo, não quis deixar morrer a tradição e decidi criar um conceito novo, mas mantendo alguns apontamentos antigos”, explica Álvaro Santos. 

A ementa tem sempre um prato dia, a 6,50€, que muda diariamente tal como a sopa e também o bitoque de porco com leite, que neste caso é fixo por 7,50€. Ao final da tarde chegam os peticos à antiga portuguesa, como o osso com tutano para molhar no pão, moelas, bochechas de porco, morcela com maçã, chouriço frito com laranja, pimentos padrón com queijo de cabra, queijo no forno com mel e nozes, sardinha de conserva e a bifana no pão.

O espaço foi fundado em 1968.

Os vinhos e o moscatel são exclusivos da Casa Ermelinda Freitas, em Palmela, e os gins são da Real Gin, produzidos pela DestilReal, em Santo Isidro de Pegões. Para finalizar tem mesmo de experimentar a mousse de chocolate ou de lima, a panna cotta ou red velvet.

Na parte da padaria encontra pão caseiro cozido ali mesmo, croissants e pastéis de nata. Aos domingos, não há prato do dia, mas um brunch, que inclui tosta com pão polar, queijo de cabra com mel e nozes, bacon, ovo estrelado, fruta, sumo, café ou chá. Em dias de jogos de futebol, os clientes podem ver a bola nos canais desportivos. 

Quem manda nisto tudo

Nome: Sandra Vidasinha
Idade: 41
Prato favorito: Caril
Guilty pleasure: Red velvet
Convença-nos a visitar o espaço: “Somos a geração leitaria”.

tags: bitoque de porco, brunch, Leitaria do Montalvão, novidade nis, petiscos, setúbal

localização, contactos e horários

morada
  • Leitaria do Montalvão [ver mapa]
    Rua Fernando Santos, 15
    2900-365 Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Segunda
  • Das: 08:00
  • Às: 16:00
  • Quarta a domingo
  • Das: 08:00
  • Às: 23:30

ficha técnica

wifi disponível?
Sim
aceita reservas?
Sim
esplanada?
Sim