comida

Há um novo spot de granizadas naturais em Setúbal para refrescar o verão

A carruagem da Dona Fresca está estacionada na Praia da Saúde desde o início de julho. Saiba o que pode encontrar por lá.
Há cinco sabores para provar.

Quando chega o calor, qualquer setubalense gosta de dar um passeio na frente ribeirinha para ver o mar. Da próxima vez que passar por esta zona da cidade, vai reparar numa carruagem de madeira em tons de verde, com um toldo às riscas. É lá que está a marca de slow drinks Dona Fresca, que vende bebidas granizadas artesanais, feitas no momento no interior da carruagem, desde o dia 4 de julho.

Por enquanto há cinco sabores para provar: morango, ananás, manga, alperce e maracujá. Todas as bebidas custam 2€ e são servidas em copos de cartão (33 centilitros). As palhinhas são biodegradáveis como forma de reduzir o plástico e ajudar o ambiente.

Pode pagar em dinheiro ou por MB Way. A receita das granizadas é simples: polpa de fruta, no mínimo 40 por cento, água mineral e açúcar. 

O responsável pela marca é João Faria, 52 anos, natural de Setúbal. A Dona Fresca existe há 15 anos e é uma ideia original do empresário, formado em Engenharia Agronómica, que considera a Dona Fresca “o projeto da sua vida”.

A carruagem construída de raiz por uma artista de Setúbal começou por estar estacionada no Algarve. Segundo João, o nome granizadas é uma reinvenção do termo granizados e “uma versão mais arrojada e fora da caixa”, já com patente registada.

“Na verdade sempre fui um inadaptado com grandes dificuldades em integrar-me no tecido sócio-laboral. O meu irmão mais velho, uma vez disse que, dos três, eu sou o rebelde. É um velho hábito meu, pensar ‘fora da caixa’, até agora sempre com péssimos resultados. Neste particular, creio que sou uma espécie de versão ignara e falhada do nosso tio Eduardo Lourenço, filósofo e ensaísta”, conta à New in Setúbal.

O quiosque faz lembrar as carruagens antigas das comunidades ciganas do centro da Europa, que vivem como nómadas. João explicou à NiS que a ideia de trazer a Dona Fresca para a Praia da Saúde surgiu com o objetivo de dar uma nova oferta àquela zona da cidade, com uma vista incrível sobre Tróia e o rio Sado. O espaço da Dona Fresca está aberto todos os dias.

A carruagem é bastante original.

Quem manda nisto tudo?

Nome: João Faria
Idade: 52
Bebida favorita: Mojito
Guilty pleasure: Viajar
Convença-nos a visitar o espaço: “Esta Dona é pouco fresca, é…Danadinha para dar prazer ao Verão!”.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida José Mourinho Praia da Saúde
    2900-649 Setúbal
  • HORÁRIO
  • Aberto todos os dias
PREÇO MÉDIO
Menos de 10€
TIPO DE COMIDA
bar

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA