Todos os gulosos ficam tentados a experimentarem o famoso donut dos Simpsons, aquele rosa-choque que o Homer segura, já com uma trinca, e com um aspeto bem apetitoso. Não se preocupe porque não precisa de ficar só por uma mordida — a Daisy’s Donuts chegou a Setúbal para acabar com a curiosidade de quem nunca provou este conceito de donuts recheados, com várias cores e feitios, e, claro, com sabores irresistíveis.
Daisy Pereira, 36 anos, é natural de Minas Gerais, no Brasil, mas está em Setúbal há 14. Trabalhava no ramo da fisioterapia quando, em 2022, o seu irmão teve de fazer um tratamento oncológico nos Estados Unidos da América. Estiveram um ano entre Portugal e os Estados Unidos e foi lá, ainda que pelo infortúnio que a levou, que surgiu a ideia de trazer para Setúbal este conceito tão conhecido naquele país, através da icónica Dunkin Donuts.
Foi no passado dia 6 de junho a inauguração deste novo negócio e não podia ter corrido melhor. O que mais surpreendeu Daisy foi mesmo a adesão dos setubalenses a esta perdição, com ou sem buraco, cheia de cor, com ou sem recheio. A verdade é que as opções são muitas e digamos que vai ser praticamente impossível não estragar a dieta. À New in Setúbal, a proprietária conta ainda que “num dia, esgotou o stock de cinco” e foi tudo “uma loucura”.
Pensou que ia ser calmo e que a adaptação ia ser progressiva — girl, you were wrong. Todos os dias chegam pessoas de todo o lado que conhecem o projeto e já foram, inclusive, dois americanos que ficaram positivamente surpreendidos com o que estavam a provar e, claro, este reconhecimento encheu Daisy de orgulho. Das 100 unidades que a proprietária tinha previsto fazer inicialmente, todos os dias, tem de acrescentar mais 50 ou 70 à conta.
Não vamos fazê-lo esperar mais para saber o que aqui pode encontrar, ainda que seja um mundo de sabores. Começamos pelo campeão de vendas — JB, o donut criado em homenagem ao seu falecido irmão, Júnior Batista, tem sido um sucesso e sabe a ganache de chocolate com praliné de avelã e amêndoas. A acompanhar o pódio dos mais vendidos — apesar de todos serem procurados — estão os de red velvet e de pistachio. Se quiser um donut simples, custa 1,70€, enquanto os restantes têm o valor de 3,50€ ou 3,70€, conforme o sabor escolhido. Há maracujá, morango, framboesa, amora preta, Oreo, Nutella, sagu, crème brûlée, caramelo salgado e limão, mas saiba que todos os dias há outros sabores para experimentar, uma vez que tudo parte, além das encomendas, da imaginação de Daisy.
Tudo o que pode comer (e fotografar)
Há também a hipótese de levar os mini-donuts (1,20€ cada, mas os recheados são 3,50€), onde pode experimentar mais sabores em formato de miniatura. Há outras opções no menu, como os croissants supreme, com os preços a variarem entre 3,20€ e 3,50€. Pode ainda escolher os ice coffee (3,20€) ou por outra das opções da cafetaria, além de existir a hipótese de provar sumos naturais de caju (3,40€) ou acerola (3,40€), além da goiaba (3,40€). Há também ovos mexidos (3,90€ a 5,90€), iogurtes com muesli (4€) ou fruttare (4,50€).
Pode ainda contar com milkshake, de cappuccino (4,10€) ao ovomaltine (4,30€), smoothies com sabores de morango e banana (4€) até ao ananás, papaia e manga (4,60€), crepes simples (3€) ou com Nutella e frutas (4,20€), waffles simples (3€) ou com morango e Nutella (5,70€), bolos à fatia (2,10€) ou cookies (1,30€) e também das tostas (até 4,50€) e torradas (2€). Haverá também uma novidade — os croissants em rolo, com inspiração nos conhecidos cinnamon rolls.
Toda a confeção é feita por Daisy, com a ajuda de Martins Pereira, além de ter consigo no atendimento Henrique Ricci, que também trata do marketing, e a filha mais velha, Anna Batista. A pastelaria é própria e caseira e, para chegar a esta massa de donut, não foi fácil: “Foram mandados fora 100 quilogramas de farinha. Já tinha tudo preparado para inaugurar a loja e faltava o produto. Consegui finalmente chegar ao ponto certo”. Testar, testar e testar. É assim que Daisy consegue descobrir os melhores sabores e formas: “Quando comemos temos que sentir que a comida nos abraça e nos reconforta” e é isso que a dona da Daisy’s Donuts tenta fazer chegar aos seus clientes. Pode ver estas perdições através do Instagram.
De seguida percorra a galeria e conheça melhor o novo spot da Baixa setubalense.