comida

Há um novo paraíso de choco em Azeitão

O Empório do Choco abriu a 8 de setembro, em Brejos de Azeitão. Também tem opção de take away.
Há várias propostas à base do molusco. Foto: Rogério Marcelo.

Fãs de choco: temos excelentes notícias. Há um novo restaurante especialista no molusco mais famoso da região e nem vai precisar de ir a Setúbal. O Empório do Choco foi inaugurado no dia 8 de setembro, terça-feira, na Rua de Lisboa, em Brejos de Azeitão.

Como já percebeu, a grande especialidade do restaurante é o choco. Ainda assim, além da receita tradicional de choco frito, a ementa apresenta outras propostas à base do molusco. Para petiscar ao longo do dia há, por exemplo, choquinhos ao alho, saladinha de choco, risotto de choco, hambúrguer ou sandes de choco.

Como entrada, a sugestão vai para as bolinhas de choco. O choco frito tradicional é acompanhado com arroz de feijão ou batata frita. O prato custa 11€ já com o acompanhamento incluído.

Mas se pensa que a carta se fica pelo choco, esqueça. Também há especialidades de marisco, como o camarão à guilho, amêijoas à bulhão pato e o camarão de coentrada. O polvo na frigideira com amêijoa, o bacalhau à Empório, as tiras de frango com mostarda e mel, o bife com queijo de Azeitão e a sopa rica de peixe no pão são outras sugestões. 

Se quiser pode optar ainda pelo prato do dia durante a semana por 6,50€. Para beber há sangrias e vinhos de todo o País, incluindo da Península de Setúbal. Antes de pedir a conta experimente uma das sobremesas caseiras. Até agora, as mais famosas são o crème brûlée, o bolo de chocolate e as mousses de lima e chocolate servidas num copo de gin. 

O espaço com esplanada e sala interior tem serviço de take away de choco frito. Mas atenção: tem de fazer sempre a encomenda através do número de telefone 212 189 184. As reservas de mesa também devem ser feitas para o mesmo telefone ou através do site do grupo Empório Sabores. O Empório do Choco está aberto de terça a domingo, entre o meio-dia e as 23 horas. 

Rogério Marcelo, 44 anos, é o diretor comercial do grupo Empório Sabores, que detém os outros espaços da marca. Sempre esteve ligado à área da imagem e comunicação e há 13 anos que trabalha na restauração.

“A ideia de abrir o Empório do Choco surgiu porque sentimos a necessidade de oferecer uma alternativa às pessoas desta zona. Sendo o choco frito um prato tão típico, quisemos que a carta girasse à volta dessa especialidade, mas que ao mesmo tempo apresentasse outras opções”, conta à New in Setúbal.

A decoração do espaço é inspirada no mar e na serra da Arrábida.

O Empório do Choco é o sexto espaço da marca Empório Sabores criada em 2014. O primeiro restaurante foi o Empório Sabores, no Barreiro, especialista em rodízio brasileiro e sushi. Seguiram-se o Kodachi em Azeitão, Moita, Setúbal, Sintra e agora o Empório do Choco. 

À New in Setúbal, Rogério Marcelo avançou que a marca se prepara para abrir mais dois novos espaços em Lisboa: o primeiro que vai juntar os conceitos de sushi e picanharia junto ao Estádio da Luz e outro Kodachi na Av. Conde Valbom. 

Quem manda nisto tudo

Nome: Paulo Ferreira
Idade: 45
Prato favorito: Choco frito
Guilty pleasure: Mousse de chocolate
Convença-nos a visitar o espaço: “Venha descobrir uma nova filosofia de sabores à base do molusco mais famoso da região e surpreenda-se”.

tags: Azeitão, choco frito, Empório do Choco, Empório Sabores, novidade nis

localização, contactos e horários

morada
  • Empório do Choco [ver mapa]
    Rua de Lisboa, 367 E
    2925-561
site e redes sociais
horários
  • Terça a domingo
  • Das: 12:00
  • Às: 23:00

ficha técnica

aceita reservas?
Sim
esplanada?
Sim

outros artigos de comida

mais histórias de Setúbal