comida

Graças a Deus e ao rio Sado: vem aí a Semana do Choco de Setúbal

O festival gastronómico acontece de 4 a 13 de junho. Participam mais de 60 restaurantes do concelho.
Vai ter oito dias para provar o famoso molusco da região.

Toda a gente sabe que, além do peixe assado, boas praias e paisagens incríveis, a cidade é conhecida pelo choco frito, o grande protagonista da gastronomia setubalense. Em cada esquina há um restaurante com receitas do molusco típico da região, acompanhado com batata frita e, em alguns casos, por molhos especiais. 

Por isso, se é fã deste prato 100 por cento setubalense, temos boas notícias. A Semana do Choco de Setúbal está de regresso à cidade, entre os dias 4 e 13 de junho. Nesta edição, participam no festival gastronómico mais de 60 restaurantes do concelho, que vão confecionar ementas especiais à base de choco.

A 490 Taberna STB, Anzol, A Barreira, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Água Salgada, Antóniu’s, Bombordo, Cais 56, Capitão Cook, Casa Lagarto, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa D’Ouro, Estrela do Sado, Ferribote, Flórida, Forno da Lotta, Leo do Petisco e Mar Azul são alguns dos espaços aderentes.

Da lista fazem ainda parte Restaurante Martroia, Nova Taberna O Pescador, Novo 10, Novo Capote, O Alface, O Batareo, O Convés, O Douradinho, O Pescador II, O Petisco, O Praxedes, O Ramila, O Saveiro, O Tavira, Oficina do Peixe, Peixe no Largo, Petisqueira do Manel, Pinga Amor 2, Pizzaria Veneza e Rebarca, entre outros.

No último dia do festival, 13 de junho, está previsto um passeio pedestre pelo estuário do Sado e uma degustação comentada. “O choco e o Estuário do Sado”, com ponto de encontro no Parque de Merendas da Mitrena, convida os participantes a conhecerem pormenores relacionados com o segundo maior estuário nacional e um dos maiores da Europa. A partida é às 9h30.

No mesmo dia, às 18 horas, a Casa da Baía recebe uma degustação comentada conduzida por André Sengo e Rafael Frota, estudantes da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e vencedores da nona edição do concurso nacional “Jovens Talentos da Gastronomia”, acompanhada por uma prova vínica com a participação da António Saramago Vinhos.

A participação nos eventos é gratuita. Porém, por causa da limitação dos lugares, é obrigatório inscrever-se até ao próximo dia 8 de junho, terça-feira, através do email gape@nullmun-setubal.pt.

A Semana do Choco é o segundo festival gastronómico deste ano, promovido pela marca municipal Setúbal Terra de Peixe. O objetivo dos eventos é divulgar os sabores e tradições da cozinha setubalense e estimular a restauração local.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA