comida

Este fim de semana há Mercado Caramelo no Pinhal Novo

A 4.ª edição da feira gastronómica é nos dias 10, 11 e 12 de maio, no Jardim José Maria dos Santos. A entrada é livre.
Três dias para celebrar as tradições da região.

O famoso Mercado Caramelo está de volta ao Pinhal Novo já nos próximos dias 10, 11 e 12 de maio. O Jardim José Maria dos Santos recebe a 4.ª edição do mercado à moda antiga, que procura divulgar as tradições e a cultura locais.

Além da gastronomia e produtos regionais, a feira de entrada gratuita conta com um programa, que inclui a “A mais louca corrida caramela de carrinhos de rolamentos”, “Caça aos Gambuzinos”, animação de rua, demostração de ofícios, venda de produtos locais e o “Mercadito Caramelo”, espaço dedicado aos miúdos, com oficinas para aprender a fazer queijos e chouriços. O grande destaque do mercado vai para a apresentação pública do pudim caramelo à base de abóbora e batatas ensalsadas nos dias 11 e 12 de maio, sábado e domingo.

A novidade deste ano é a iniciativa Panela ao Lume, que vai dar a conhecer a forma de confeção da tradicional sopa caramela feita com batata, feijão, repolho, cenoura, toucinho e enchidos; batatas ensalsadas, e pudim de abóbora. O prato remonta aos séculos XVIII e XIX e foi trazido pelos trabalhadores rurais da Beira Litoral e Baixo Mondego, que se deslocavam sazonalmente para as propriedades agrícolas da região.

O arranque do evento está marcado para esta sexta-feira, 10 de maio, às 18 horas, com a leitura de contos caramelos. A “Caça aos Gambuzinos” decorre no domingo de manhã, 12 de maio, seguindo-se a bênção dos animais, junto à igreja. Para mais informações, pode consultar o Facebook ou o site oficial do evento. 

Este mês de maio também regressam os fins de semana gastronómicos da sopa caramela de 10 a 12 de maio e de 17 a 19 de maio. Este ano, 18 restaurantes do concelho vão dar a provar as melhores receitas do prato típico de Palmela e Pinhal Novo.

No dia 18 de maio, sábado, às 18 horas, a Adega ASL Tomé no Pinhal Novo recebe mais uma edição do Concurso de Sopa Caramela, que vai eleger a melhor sopa do ano. O evento é aberto a concorrentes de restaurantes locais da região.

tags: entrada livre, fins de semana gastronómicos, Mercado Caramelo, Pinhal Novo, pudim caramelo, sopa caramela