comida

Esta sexta-feira vários restaurantes vão ter ementas de peixe mais sustentáveis

A ideia do Fish Day é sensibilizar para o consumo responsável de peixe. Nesta primeira edição participam 12 espaços.
O dia arranca na Casa da Baía.

A cidade de Setúbal é o primeiro concelho português a participar na ação Fish Day, relacionada com o consumo responsável e sustentável de pescado. Esta sexta-feira, 27 de setembro, 12 restaurantes vão apresentar uma “Ementa Fish Day”, com sugestões de pratos que estejam de acordo com preocupações ambientais, como a dimensão da espécie, origem e certificação do pescado.

A Casa do Peixe, Casa do Mar, Martroia, Novo 10, O Miguel, Rebarca, Restaurante Miami, Ribeirinha do Sado, Sangue na Guelra, Tasca da Fatinha, Tasca Xico da Cana e Tasca Kefish são os restaurantes aderentes desta edição. A primeira Fish Day, a decorrer em Portugal é organizada pela ANP — Associação Natureza Portugal, representante nacional da WWF — World Wildlife Fund, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal tem como tema, “Peixe e Marisco Sustentável para a Natureza e para as Pessoas”. 

A iniciativa decorre no âmbito do projeto internacional Fish Forward, conduzido pela WWF, a maior organização não governamental na liderança de projetos de conservação do meio ambiente. Esta sexta-feira, Dia Internacional do Turismo, o Fish Day arranca na Casa da Baía às 10h30, com a apresentação do projeto Fish Forward. A conferência vai contar com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira e da CEO da WWF — Associação Natureza Portugal, Ângela Morgado.

O objetivo do projeto Fish Forward, co-financiado pela União Europeia é sensibilizar para o consumo sustentável de produtos do mar e apelar a uma alteração de comportamentos de consumidores e empresas na Europa. Para mais informações sobre o Fish Forward, pode ver o site do projeto.

tags: consumo sustentável, ementas, Fish Day, Fish Forward, peixe, Restaurantes, World Wildlife Fund