comida

Esta mercearia de Setúbal vende um dos melhores queijos do mundo

A Presunto & Cia, no Monte Belo tem enchidos, produtos regionais e o queijo premiado no concurso World Cheese Awards.
Uma charcutaria bem portuguesa.

A mercearia Presunto & Cia, na Rua das Caravelas, no bairro do Monte Belo, recria uma charcutaria à antiga portuguesa, mas com um twist mais moderno e gourmet. Vende enchidos e queijos tradicionais, vinhos, produtos regionais e do resto do País. Entre as especialidades da loja está o queijo de ovelha amanteigado da Queijaria Monte da Vinha, no Vimieiro, que recebeu recentemente a medalha de ouro, no concurso World Cheese Awards 2019.

A competição, que contou com a participação de mais de três mil queijos de 42 países diferentes, incluindo Portugal, decorreu nos dias 19 e 20 de outubro, em Bérgamo, na Itália. O queijo alentejano tem 70 gramas e é cem por cento artesanal feito apenas com leite cru de ovelha, sal e cardo e está sempre disponível na Presunto & Cia, em Setúbal.

Além do queijo premiado, a mercearia tem uma garrafeira com dezenas de referências de vinhos e espumantes de várias zonas do País. Se lhe apetecer petiscar, pode optar por uma sandes, com tudo o que quiser, já que é o cliente que escolhe o tipo de pão e os recheios. Também há tábuas de queijos e enchidos, a partir de 6€, empadas caseiras, sopa do dia e a tosta de abacate e salmão, que é uma verdadeira tentação.

Para beber, há vinho a copo e cerveja artesanal da marca Musa. Para esta quadra natalícia, a loja já está a aceitar encomendas. As especialidades mais famosas são as azevias no forno, batata doce e grão. Os cabazes de Natal personalizados, feitos à medida do cliente são outro dos destaques, tal como os bolos a peso e a broa de passas e nozes. As encomendas podem ser feitas no balcão da loja ou através do telefone 265 721 181.

O espaço existe há seis anos, mas o negócio está nas mãos de Eugénia Coelho, 49 anos, há cerca de seis meses. É natural do Algarve, mas está em Setúbal há mais de 20. “Sempre partilhei o sonho de abrir uma mercearia própria, juntamente com o meu marido com produtos de qualidade e feita a pensar nos clientes locais”, explica à New in Setúbal. 

A marca Herdade das Servas é uma das referências da loja.

A decoração é muito rústica e tradicional e foi totalmente pensada pelos proprietários. O balcão tem várias pernas de presunto em exposição e produtos da gastronomia típica portuguesa, que fazem lembrar os grandes fumeiros do norte de Portugal.

Quem manda nisto tudo

Nome: Eugénia Coelho
Idade: 49
Marca favorita: Herdade das Servas
Guilty pleasure: Queijos e enchidos
Convença-nos a visitar o espaço: “Visite-nos e surpreenda-se com a qualidade, variedade e ambiente familiar”.

tags: enchidos, encomendas, mercearia, Monte da Vinha, Natal, Presunto & Cia, queijos, setúbal

localização, contactos e horários

morada
  • Presunto & Cia [ver mapa]
    Rua das Caravelas, 4 Loja A
    2910-706 Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Segunda a sexta
  • Das: 09:00
  • Às: 20:00
  • Sábado
  • Das: 09:00
  • Às: 18:00

outros artigos de comida

mais histórias de Setúbal