comida

Esta marca vende sal do Sado com especiarias, chás e infusões

A Alegre-me pretende recuperar a tradição da produção de sal na região.
O chá sunset relax de frutos do bosque é a mais recente novidade da marca.

O sal do Sado tem cinco mil anos de história e é famoso em todo o mundo. Durante séculos foi produzido sobretudo nas margens do Estuário do Sado e na Península de Tróia, o maior centro de salga do império. 

Aliás, chegou mesmo a ser o principal elemento exportador no País e até serviu para pagar uma compensação à Holanda, que permitiu a libertação do Brasil do domínio daquele país. No entanto, com o tempo, as centenas de salinas da região foram desativadas. Atualmente, só está a funcionar a Salina da Batalha em Alcácer do Sal.

Com o objetivo de recuperar a tradição da produção do sal do Sado, Inês Silva e José Alegre criaram a marca Alegre-me. O casal ligado ao ramo da indústria esteve a morar em Angola, mas em 2017 voltou para Portugal.

“Depois de várias viagens pelo mundo, começámos a fazer pesquisas de mercado para criar um produto diferenciador. O sal de Setúbal, sendo um dos ex-líbris da cidade e do País, pareceu-nos uma boa opção”, conta à New in Setúbal, José Alegre, de 57 anos.

Foi assim que em 2017 nasceu a loja online da marca Alegre-me, especialista na venda de sal do Sado aromatizado 100 por cento natural, especiarias biológicas, chás, infusões, café e cacau.

“A grande diferença deste sal é que, além de ter certificação biológica, contém especiarias que fazem com que sirva de tempero”, explica Inês Silva (57 anos), alquimista e cozinheira.

No caso do sal, há várias opções na loja online, como por exemplo, o sal com orégãos bio, o mix grelhados ou o mix acitronado, o de pimenta rosa, piri-piri, entre outros.

Os vários tipos de sal da Alegre-me.

Na secção de chás e infusões, vai encontrar três linhas, entre elas o sunset relax, o daylight detox e o sunshine wake up. O sunset relax de frutos do bosque e o sunset wake up de chá preto são as últimas novidades da marca.

Os preços variam entre os 2,50€ e os 6€. Além da loja online, pode encontrar os produtos da Alegre-me na Casa da Baía de Setúbal, loja Rotas do Sal (Mercado do Livramento), posto de turismo Ask Me Arrábida e Casa Mãe Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, em Palmela. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA