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Esta chef setubalense leva-o numa viagem gastronómica pelo mundo sem sair da cidade

Rita Neto, vencedora do "Masterchef Portugal", é uma das fundadoras da food truck SoGooD 4U que chegou ao Mercado da Conceição em maio.
Rita e António são donos da SoGood 4U.

Viajar é das melhores coisas do mundo e um elemento que os turistas gostam de conhecer é a gastronomia dos locais. Porém, isso não significa que tenha de fazê-lo sempre, pode fazer uma viagem gastronómica sem sair da sua cidade. É exatamente essa a proposta da food truck SoGooD 4U, um conceito trazido por Rita Neto, 39 anos e António Rebelo, 46, ambos setubalenses.

O veículo está estacionado no pátio do Mercado da Conceição desde dia 5 de maio e a ideia é mesmo fazer os clientes viajarem. Para isso, a carta vai mudar de cinco em cinco semanas. Começam por uma viagem ao estrangeiro e depois uma a uma região de Portugal, sempre assim, consecutivamente. Rita formou-se em Arquitetura, mas considerava que era um trabalho que implicava “demasiada legislação”, o que acabou por deixá-la infeliz.

A sua mais-valia é mesmo “a criatividade”, fator que lhe valeu o título de vencedora da primeira edição do “Masterchef Portugal”, em 2014. Como prémio ganhou um ano de formação na escola francesa Le Cordon Bleu e assim que saiu estagiou com o chef Rui Paula, acabando por ficar efetiva. A partir daqui, foi “sempre a crescer” e passou por vários restaurantes, já em patamar de chefia. No entanto, a chef sentiu que precisava de “mais mundo” e uma maior liberdade criativa.

“Faltava-me sempre qualquer coisa porque quando trabalhamos para outras empresas existem muitas regras e eram muitas para quem trabalha com a criatividade”, confessa a chef. Esta food truck já foi um sonho que surgiu antes da Covid-19 sendo que foi comprada e totalmente remodelada. Depois de desmontada e com uma nova vida, foi preciso um ano e meio para chegar até aqui — com a ajuda de tutoriais. Ainda antes do “Masterchef Portugal”, Rita recorda que na sua família sempre cozinharam e que pega em facas de corte desde os cinco anos. Passava muito tempo com a sua avó e ela ensinou-lhe “muitas coisas, principalmente a paixão pela cozinha”. Sempre teve o bichinho e era a chef que fazia os petiscos e os bolos para os eventos familiares.

A verdade é que os dois proprietários deste novo negócio se complementam não só na vida pessoal como também no trabalho. Rita é a chef e António o vendedor, já que foi quase sempre esta a sua profissão ao longo da vida. Rita assume mesmo que, quando se chega com um conceito inovador, a pessoa que vai vender o produto “tem que acreditar” tanto como quem idealizou. Além disso, António tem ainda um hostel em Silves.

A cozinha permite que Rita seja criativa.

A primeira viagem feita pela food truck foi pelo Vietnam e Coreia porque é a cozinha favorita da chef. O conceito surgiu mesmo da paixão pelo casal pela comida e pelas viagens. Neste ponto, os responsáveis pretendem não ficar associados a nenhum sabor ou ingrediente específico. Para António, o “fuel da Rita nasce da criatividade, do ávido consumo que faz de culinária, da prática do que vai aprendendo e, assim, aprimorando a sua arte e passar tudo isso aos clientes”.

O tempo em que cada sítio está presente na carta depende sempre da vontade de Rita, que pode ir de três a seis semanas e no final do ano, para quem provou, preparem-se, porque está a ser preparado um brainstorming para perceber o que os clientes mais gostaram.

A juntar a esta aposta está sempre presente a confeção com o intuito de sharing. Se estiver indeciso quanto ao que quer provar, saiba que vem sempre mais do que uma dose e assim pode dividir com outra pessoa e provam todos a oferta gastronómica pensada para cada menu. No campo das sobremesas, a viagem será sempre “à cabeça da chef”. Por isso, gulosos, fiquem atentos, porque vão ser surpreendidos e aqui estamos a falar de uma coisa que dificilmente vão conseguir dividir — até porque Rita acha “um crime” dividir as sobremesas.

Próximo destino: Açores e Madeira

Como a primeira viagem gastronómica foi ao estrangeiro, agora a tour segue em direção a Portugal — mais concretamente pelos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Para entradas há pão do caco à Madeira (1,50€), milho frito com molho de mostarda e mel (2,50€), bolinhas de batata-doce (3€) ou panquecas do mar (3,50€), com polvo e camarão. Na categoria de levedos açorianos há porco slow cook (6,50€), o smash burguer vaca (7€), o mar & terra (7€), o atum braseado com sementes de sésamo (8€) ou o seitan (6,50€). Para sobremesa, pode optar pela mousse de chocolate (2,50€), o trifle ananás (2,50€) e o sagu maracujá (2,50€).

O feedback dos clientes está a ser “fantástico” e há, inclusive, recomendações: “Chegam pessoas que dizem que foi o amigo que provou e que gostou. O passa-palavra está a ser incrível”. Além disso, a expectativa face à receção dos setubalenses quanto à aceitação deste novo projeto foi superada. Rita até conta um episódio curioso. “Esteve cá uma senhora de bengala, com os seus 90 anos, que insistiu com a filha que queria comer um bao (um dos pratos servidos na semana do Vietnam e da Coreia), apesar de nunca ter provado”. Assim, ver uma pessoa daquela idade, “quando normalmente não cedem às novidades”, e dizer que foi “uma das melhores coisas que já tinha comida” encheu a alma à chef setubalense.

Há ainda um cuidado de Rita e António no que respeita à boa gestão e planificação dos vários negócios patentes no Mercado da Conceição, mas também no que toca à complementaridade de oferta. Segundo os fundadores, a estratégia entre o welcome dos clientes, até ao pátio e a distribuição e escolha das várias food trucks ou bancas patentes no espaço foi “muito bem pensada” pela associação Bairro Cool, a principal responsável pela remodelação do local: “Trabalhamos todos em conjunto uns com os outros para conseguir atingir uma boa sinergia entre nós”.

O Mercado da Conceição foi inaugurado a 23 de março deste ano e está aberto de terça-feira a domingo. Este espaço pretende ser um encontro geracional, com os produtores e comerciantes de sempre, a quem se juntam novas marcas, food trucks e uma agenda cultural ativa. Siga ainda o Instagram da SoGooD 4U para acompanhar as novidades e saber qual será a próxima viagem gastronómica.

Já que aqui está, carregue na galeria para ver como está o renovado Mercado da Conceição.

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FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    São Sebastião, Setúbal
    2910-330  Setúbal
  • HORÁRIO
  • De terça-feira a domingo das 7h às 15h e das 17h às 22h30
PREÇO MÉDIO
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