comida

Esqueça o choco frito: vem aí a Semana da Sardinha de Setúbal

Mais de 50 restaurantes da cidade prepararam propostas gastronómicas que vai poder provar de 1 a 10 de julho.
Imperdível.

A sardinha é um peixe bastante adorado pelos setubalenses. Diz a tradição que as melhores são as mais avolumadas e com mais molho para, obviamente, pôr em cima do pão e comê-lo no final. Para os mais tradicionais, esta é a melhor forma de comer sardinha. No entanto, já existem muitas outras em jeito de petisco ou num prato com vários ingredientes.

Existem várias sugestões de pratos que vai poder provar durante a Semana da Sardinha, que vai decorrer de 1 a 10 de julho, em Setúbal. Nesta edição participam 56 restaurantes da cidade, que vão incluir nas ementas um prato de sardinha para homenagear este peixe, mas prepare-se porque são sugestões gastronómicas bastante diferentes.

Um dos estabelecimentos que aderiu à Semana da Sardinha é a 490 Taberna STB conhecida pelos pratos de petiscos. Não fugindo ao conceito, a proposta do espaço para o evento gastronómico são lombos de sardinha braseados com escabeche em pão de forno de lenha. A Casa do Peixe não podia ficar de fora. Por isso, criou o prato especial de filetes de sardinhas em vinagrete.

Há muitos restaurantes por onde escolher e as opções são imensas. Pode provar arroz de sardinha n’O Convés, sopa fumada de sardinha, courgette com escabeche de sardinha e figos e torricado de sardinha braseada com pimentos, no Xtoria, bruscheta de sardinha no Sem Horas ou filetes de sardinha com molho chimichurri, na Tasca Kefish.

A Semana da Sardinha inclui ainda algumas atividades, como o passeio interpretativo “Sardinha Muito Mais do que um Peixe”, a realizar-se no último dia do evento, 10 de julho, domingo. O passeio é gratuito e destina-se a maiores de dez anos e é necessária inscrição para participar, através do formulário, que deverá ser enviado até ao dia 6 de julho, quarta-feira.

No mesmo dia, pelas 17h15, o Museu do Trabalho Michel Giacometti recebe a iniciativa “Encontros Prováveis”, que inclui uma visita guiada ao espaço museológico instalado no Miradouro de São Sebastião e uma degustação comentada com vinhos da Quinta de Alcube, pela chefe Isabel Fonseca. A atividade terá a duração de três horas. A participação é mediante inscrição, através do formulário, até dia 6 de junho, quarta-feira. É gratuita.

A lista completa de restaurantes aderentes da Semana da Sardinha já está disponível no site do município de Setúbal.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA