comida

Esqueça o choco frito: vem aí a Semana da Ostra de Setúbal

O evento decorre de 1 a 10 de abril e conta com a participação de 31 restaurantes. Conheça o programa completo.
Delicie-se com as ostras mais apetecíveis da cidade.

A Semana da Ostra de 2022, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, faz parte do projeto de promoção turístico e de produtos regionais “Setúbal Terra de Peixe”. O evento conta com a colaboração de 31 espaços de restauração do concelho, que vão apresentar pratos à base de um dos moluscos mais famosos da região.

Além das confeções mais tradicionais do molusco, característico do Estuário do Sado, alguns restaurantes vão dar a conhecer propostas mais ousadas, como a A Casa do Peixe, que sugere ostras com moscatel de vinagrete e mel, o Xtoria, com ostras criativas ou o Sem Horas que promove durante esta semana o ceviche de ostras. Durante o festival gastronómico, entre as 11 horas e as 19h30, vão estar à venda ostras de produtores regionais sadinos na food truck Ostras Sobre Rodas na Avenida José Mourinho.

“Ostras e Aves no Estuário do Sado” é a proposta temática de um passeio pedestre agendado para 3 de abril, domingo, e conduzido pela Biotrails, Découverte e a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. Este passeio tem a duração de três horas e uma inscrição no valor de 22€, com 10 por cento de desconto para sócios da SPEA, que deve ser feita online até 1 de abril, sexta-feira.

A oficina pedagógica “As Ostras do Sado”, marcada para o dia 9 de abril, sábado, às 14h30, no Moinho de Maré da Mourisca, é uma atividade gratuita pensada para um público mais jovem, tendo uma inscrição obrigatória até 5 de abril, terça-feira, através deste formulário. Destinada a maiores de cinco anos, a oficina procura despertar a criatividade através da criação de adornos a partir de cascas de ostras, numa ação que acaba por promover também os valores ecológicos e de proteção da natureza.

“Encontros prováveis: visita interpretativa e degustação comentada com ostras Découverte e vinhos da Quinta da Bacalhôa” é a proposta reservada para 10 de abril, domingo, às 17h15 no Moinho de Maré da Mourisca. A participação é livre, porém, é necessário inscrever-se até ao dia 5 de abril, terça-feira, nesta ligação.

O evento conta com os apoios da Docapesca, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, da marca Ostras Sobre Rodas, Découverte e da Bacalhôa Vinhos de Portugal. Em paralelo, o programa da Semana da Ostra inclui uma ação de promoção especial em Lisboa, na zona de Belém, nos dias 29, 30, 31 de março e 1 de abril. Pode consultar a lista de restaurantes aderentes à Semana de Ostra de Setúbal no site do município.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA