comida

Esqueça o carapau e a sardinha: vem aí a Semana da Ostra

O festival gastronómico decorre entre 5 e 13 de outubro. Está prevista uma degustação comentada, na Casa da Baía.
Para marcar já na agenda. Foto: CMS.

Depois da Semana do Carapau e da Sardinha, que contou com a participação de 64 restaurantes do Concelho e que confecionaram receitas à base das duas iguarias, típicas da gastronomia setubalense, já pode começar a pensar na Semana da Ostra. O festival gastronómico começa a 5 de outubro, sábado e vai até 13, domingo.

Como é habitual, o programa vai contar com a participação de vários restaurantes do Concelho. Os espaços da lista, ainda por revelar vão preparar menus especiais, além da carta habitual. No último dia do evento (13 de outubro), pode participar numa degustação comentada paga, na Casa da Baía. Para mais informações e inscrições, deve ligar para o número 265 545 010 ou enviar um mail para gape@nullmun-setubal.pt.

A ostra portuguesa é uma variedade única no mundo. Os maiores bancos de ostras da Europa ficam nos rios Tejo e Sado. Tal como a indústria conserveira, a produção de ostras, no Estuário do Sado foi um motor essencial da economia setubalense, até ao século XX. A maioria dos restaurantes da cidade vende ostras ao natural, acompanhadas de espumante ou outras bebidas da região. 

As semanas gastronómicas são organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito da marca, “Setúbal Terra de Peixe”. O objetivo é estimular a restauração e a gastronomia locais e promover a cidade, como destino turístico de excelência. De 1 a 10 de novembro é o salmonete, que vai estar em grande destaque no Concelho.

tags: Câmara Municipal de Setúbal, Casa da Baía, degustação comentada, festival gastronómico, Semana da Ostra