comida

Esqueça a sardinha: vem aí a Semana da Cavala de Setúbal

O festival gastronómico acontece de 1 a 10 de outubro. Participam 33 restaurantes do concelho.
Está quase a chegar.

Quando falamos da gastronomia setubalense, lembramo-nos automaticamente do choco frito, sardinha e carapau. Porém, há outro peixe que famoso nas bancas do Mercado do Livramento: a cavala. E é precisamente essa especialidade, que vai estar em destaque nos próximos dias 1 a 10 de outubro, na Semana da Cavala de Setúbal.

Ao todo, nesta edição, participam 33 restaurantes do concelho que vão confecionar ementas especiais à base de cavala. Na lista de espaços aderentes estão a 490 Taberna STB, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adega do Zé, Bombordo, Cais 56, Calhabem, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa d’Ouro, Ferribote, Flórida, Ivomar, Mar Azul, Novo 10 e Novo Capote.

Os restantes são O Alface, O Convés, O Douradinho, O Petisco, O Praxedes, O Ramila, Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, Rebarca, O Migas, O Sonho, Xtoria, Restinguinha, Solar do Marquês, Taberna do Largo, Tasca do Xico da Cana e Tasca Kefish.

Além dos restaurantes, como é habitual, o programa inclui duas degustações comentadas e uma visita guiada sobre conservas. A 1 de outubro, sexta-feira, está marcada a primeira degustação comentada pela chef Cristina Sá Marques. O evento começa às 19 horas na Casa da Baía. 

A sessão, “Cavala e Turismo: Sabe Como É!”, de participação gratuita, mas está limitada a um máximo de 16 pessoas. Por isso, as inscrições são obrigatórias e devem ser feitas através do email gape@nullmun-setubal.pt. Blini com creme de ovas de cavala, tartar de cavala com maçã riscadinha, cavala com laranja e moscatel de Setúbal e vol-au-vent vitoriano de cavala e camarão são as sugestões de receitas servidas na sessão.

Outra das atividades do festival é a visita guiada “A Cavala nas Conservas”, no dia 9 de outubro, sábado, às 10 horas, no Museu do Trabalho Michel Giacometti. A Semana da Cavala termina com uma nova degustação comentada no dia 10 de outubro, domingo, às 18 horas, na Casa da Baía, conduzida pelo chef Mauro Loureiro, formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

O showcooking, organizado com o patrocínio da Docapesca, também é de entrada livre, mas deve inscrever-se através do email gape@nullmun-setubal.pt. As semanas gastronómicas realizadas ao longo do ano no âmbito da marca municipal “Setúbal Terra de Peixe” destinam-se a promover os produtos regionais e estimular a restauração e a economia locais.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA