comida

É oficial: Vit Bolinhas vai ter uma loja física em Setúbal (com croissants)

A abertura está prevista para dezembro deste ano e o local é “central”. Espere muitas novidades e sabores originais.
Já começaram as obras.

Agora é que chegou uma missão verdadeiramente difícil para os mais gulosos e que ansiavam, durante todo o ano, que chegasse o verão para provar a bela bola de Berlim: o Vit Bolinhas vai abrir a primeira loja física em Setúbal e — para levar os clientes à loucura — acrescentou croissants ao menu.

“A nossa decisão foi difícil, entre Lisboa e Setúbal. Acabámos por resolver abrir o novo espaço na cidade que nos deu a conhecer a Vit Bolinhas ao País. Foi na Praia da Figueirinha que surgiu a nossa primeira bola de Berlim, por isso, os setubalenses têm o nosso respeito”, explica Vítor Neves, proprietário da empresa.

A primeira loja em Setúbal vai agora começar as remodelações e situa-se no Bairro do Liceu, no espaço da antiga Secret Doughnuts. Pode contar “com um espaço moderno e acolhedor” e, claro, “com fabrico próprio de todos os sabores” que a Vit Bolinhas tem — são perto de 60 diferentes e a promessa é a de desenvolver ainda mais com a inauguração do spot. Há outra particularidade que marca a diferença, além da quantidade de sabores: “Os clientes vão poder ver o fabrico da bola de Berlim mais famosa do País”, diz Vítor. O grande objetivo é tornar esta “uma grande marca a nível nacional”.

Mas se pensa que as novidades ficam por aqui, desengane-se. Já falámos da parte em que vão estar à venda croissants, mas, além disso, pode também escolher este spot para tomar o seu brunch de domingo. Para Lisboa, a previsão de abertura desta fábrica-loja será para 2024. Entretanto, enquanto não chega o verão, quando abrir o espaço — previsivelmente, em dezembro —, vai ser criado um site “com duas entregas por semana, para qualquer ponto do País”.

O nascimento da Vit Bolinhas

O sucesso desta marca não foi imediato e ainda que agora seja um projeto consolidado e um sucesso crescente, o início não foi fácil. Vítor Neves, 38 anos, fazia tudo sozinho com o mesmo sonho que tem agora: elevar e ter reconhecimento da qualidade das suas bolas de Berlim.

Inicialmente o negócio chamava-se As Bolas do Vítor, mas houve necessidade de mudar e, assim, nasceu a Vit Bolinhas, em 2015. Tudo começou na Praia da Figueirinha e com os sabores básicos do creme de ovo e Nutella. Com o tempo, muita dedicação, esforço e trabalho, os clientes começaram a gostar cada vez mais do produto e Vítor caminhou cada vez mais longe — tanto na descoberta de novas praias, como no desenvolvimento do seu negócio. Progressivamente, ganhou visibilidade e popularidade e a partir de 2018 reconheceu-se esta marca de bolas de Berlim, confessa Vítor, como algo “de verdadeira qualidade”.

Neste momento, já chega a todos os cantos do País e com mais de 50 sabores diferentes, que surgem, mais uma vez, com trabalho. “Consigo chegar a estes sabores através de muita pesquisa. Tento sempre inovar e vou buscar muita inspiração também no estrangeiro. As coisas não ficam feitas de um dia para o outro. Há sempre algumas pessoas que provam o que vamos fazendo e temos em conta as opiniões para ir aperfeiçoando”, diz à NiS.

Não pense que até ao momento de comer a bola de Berlim tem a vida facilitada. Dos dois sabores passamos para dezenas e estamos a falar de ginja de Óbidos e ovos moles de Aveiro, Milka, Raffaello, KitKat e brigadeiro, mas também caramelo salgado, doce de leite, chocolate ruby, bolacha Lotus, pêra rocha, dublo chocolate, Kinder Bueno e Oreo.

Os diretos nas redes sociais vão continuar

Já provou uma bola de Berlim com sabor a presunto serrano e queijo? Esta é uma das apostas de Vítor Neves e dizemos desde já que é ganha. “Esta bola vai para o areal em agosto e costuma ter imenso sucesso em eventos, mas basicamente ela surgiu no início do ano e eu pensei nela porque, pela bola de Berlim ser feita com massa brioche, há margem para uma grande conjugação de sabor e eu aproveito isso”, explica Vítor à NiS. “Se viste… chama” é o slogan da marca e o nome fica gasto diariamente com as centenas de pessoas que provam as bolas do Vit Bolinhas. Vítor teve de arranjar forma de vender as bolinhas e expandiu a sua marca a nível nacional com a entrega via CTT. É através de diretos nas redes sociais que as pessoas podem encomendar os produtos que desejam — vídeos que vão acontecer a partir da loja em Setúbal.

Ao longo de todo o ano, Vítor não pára um segundo. Ainda que seja o fundador do negócio, é ele que continua a vender no areal e fora dele. Apresenta a sua marca em programas de televisão e durante todo o ano vai às festas e eventos que vão decorrendo na Área Metropolitana de Lisboa, principalmente fora do verão — nesta altura, o trabalho na praia ocupa o dia todo da equipa. Ainda assim, é comum ver a banca do Vit Bolinhas e, muitas vezes, em mais do que um sítio ao mesmo tempo — daí a necessidade de alargar a equipa e de completar um serviço que tem vindo a ser recomendado por todos os clientes, sem exceção.

Quando há excedente, nada é desperdiçado. Entrega a instituições ou às pessoas que ainda estão pela praia ao final do dia, num gesto altruísta e para que todos possam provar a marca que Vítor Neves tem e o nome que conquistou com muita dedicação e paixão pela profissão. Siga o Instagram e Facebook e fique atento para descobrir tudo acerca deste novo projeto.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA