comida

DECO alerta: as bolachas Maria não são assim tão saudáveis e podem causar cancro

A associação realizou um teste que revelou resultados assustadores e que coloca em causa a imagem das bolachas mais populares do País.
É capaz de ficar assustado.

A bolacha Maria é, muito provavelmente, uma das bolachas mais compradas pelos portugueses. A confiança neste biscoito é tanta que até são oferecidas nos hospitais e vistas como a melhor opção para dar aos bebés pela primeira vez. Mas afinal, podem não ser assim tão saudáveis. “A nutrição tropeça na grande quantidade de açúcar e na falta de fibra”, alerta DECO Proteste.

A Associação de Proteção do Consumidor realizou um teste a 23 marcas de bolachas desta qualidade e cruzou os valores declarados no rótulo com o algoritmo do Nutri-Score (entre A e E). Os resultados foram surpreendentes. “Mais de um terço das amostras chumbou”. Os valores substantivos de açúcar e irrisórios de fibra, assim como a presença do malfadado óleo de palma foram alguns dos motivos que geraram o alerta.

“Verificou-se que as bolachas contêm ingredientes com recomendada moderação no consumo, como a gordura de palma, rica em ácidos gordos saturados”, explicam em comunicado. E não se ficaram por aqui. Três das marcas analisadas — Cuetara e P’tit Deli (originais) e a Vieira, sem açúcar — tinham na sua composição E 150d (caramelo de sulfito de amónio), um corante. “Este ingrediente pode conter um composto classificado como possivelmente cancerígeno pela Agência Internacional para a Investigação do Cancro (IARC)”, destaca a entidade.

Esta situação é mais um alerta para a importância da leitura de rótulos. Muitas vezes, quando as embalagens afirmam que não têm açúcares, acabam por ter outros aditivos que fazem o papel de adoçar e que são ainda menos saudáveis.

“O maltitol, é, por exemplo, um aditivo da categoria dos poliois ou açúcares reduzidos, que, em quantidades exageradas, é laxante e pode provocar inchaço no abdómen, flatulência, dores de barriga e diarreia”, refere a DECO Proteste.

Carregue na imagem e descubra os seis piores pacotes de bolacha Maria à venda nos supermercados.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA