comida

Conheça todos os restaurantes da Semana do Carapau e da Sardinha

São 64 espaços do Concelho, que vão confecionar receitas especiais no festival, que decorre de 24 de agosto a 1 de setembro.
Mesmo imperdível. Foto: CMS.

Setubalenses, esqueçam o choco frito e a caldeirada, porque nos próximos dias só vão ouvir falar de carapau e sardinha, dois dos grandes reis da gastronomia da cidade. A Semana do Carapau e da Sardinha decorre entre os dias 24 de agosto e 1 de setembro e vai trazer o melhor do pescado sadino, com uma aula de culinária e uma degustação comentada, na Casa da Baía.

Durante o festival gastronómico 64 restaurantes do Concelho vão apresentar ementas especiais, à base dos peixes tradicionais da costa, das simples às mais elaboradas. Entre os espaços da lista estão A Barreira, A Casa do Peixe, A Vela Branca, A Rampa, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Água Salgada, Restaurante Antoniu´s, Baía do Sado, Baluarte do Rio e Restaurante Bombordo, Café com C, Cais 56, Calha Bem, Casa do Mar, Casa Lagarto, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa D’ Ouro, Duarte dos Frangos, Ferribote e Ivo Mar.

Outros restaurantes aderentes são o Mar Azul, Mar Azul 2, Mar Salgado, Novo 10, Novo Lídia, O Alface, O Batareo, O BoteCantinho dos Petiscos, O Convés, O Douradinho, O Escondidinho, O Mar Faz-me Fome, O Nau, Restaurante Pescador 2, O Praxedes, O Ramila, O Saca Rolhas, O Saveiro, O Tavira, Peixe no Largo, Pinga Amor, Poço das Fontaínhas, Rebarca, e Restaurante Baía.

A lista inclui ainda o Restaurante Miami, Restinguinha, Ribeirinha do Sado, Sabores do Mar, Sabores do Rio, Sangue na Guelra, Santiago Restaurante, Restaurante Sem Espinhas, Solar do Marquês, Taberna de Azeitão, Taberna do Largo, Tasca da Fatinha, Tasca do Toninho, Tasca Xico da Cana, Tasca Kefish, Velho Lídia e Verde e Branco.

O arranque do festival gastronómico está marcado para dia 24 de agosto, sábado, às 10 horas, na Casa da Baía, com uma aula de culinária pela chef Isabel Fonseca. No último dia da semana, a 1 de setembro (domingo), a mesma chef volta à Casa da Baía para uma degustação comentada, a partir das 18 horas.

Nos dois eventos, os participantes vão poder descobrir novas e diferentes formas de cozinhar o carapau e a sardinha, duas das espécies mais consumidas no País durante o verão. A aula e a degustação são de participação gratuita, mas é preciso inscrever-se. No caso da aula de culinária, as marcações são até 22 de agosto, quinta-feira. Já as reservas para a degustação comentada podem ser feitas até 29, quinta-feira. A inscrição pode ser feira diretamente na Casa da Baía, para o número 265 545 010 ou através do email gape@nullmun-setubal.pt. 

O evento é promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do programa “Setúbal Terra de Peixe”. O objetivo da marca “Setúbal Terra de Peixe” é estimular a restauração e a gastronomia locais e promover a cidade como destino turístico de excelência.

tags: aula de culinária, Câmara Municipal de Setúbal, Casa da Baía, degustação comentada, restaurantes aderentes, Semana do Carapau e da Sardinha, setúbal