Danilo Jardim, 45 anos, natural do Brasil, São Paulo, está a morar em Setúbal e focado em confecionar pizzas napolitanas no espaço que abriu no número 44 da Avenida Nuno Álvares. O spot chama-se Primo Piatto e foi inaugurado no passado dia 18 de agosto, quinta-feira.
A ideia de abrir um negócio nesta área surgiu em casa, uma vez que foi lá que começou a fazê-las. Inspirado na avó e na bisavó italiana, Danilo veio de uma área completamente diferente do que faz agora, apesar de desde sempre estar ligado às pizzas e às massas. Sempre gostou e ajudou a avó a fazer este tipo de comida, que muito poucas pessoas dispensam.
Começou a fazer pizzas em casa como um hobbie seguindo uma receita de família. Deu a provar aos seus amigos e eles gostaram tanto do resultado que o incentivaram a abrir uma pizzaria. Por essa razão, Danilo decidiu aperfeiçoar mais as técnicas. Em Portugal, começou a trabalhar em pizzarias e foi aí que desenvolveu mais a confeção.
Antes de vir morar para Portugal, mudou-se de São Paulo para o interior do Brasil, porque já não aguentava a agitação daquela cidade e sobretudo a violência. Danilo e a mulher Michele Cardoso, de 46 anos, já estão em Portugal e tinham familiares a viver no nosso País. A mulher de Danilo veio cá visitar a irmã e apaixonou-se pelo País. A vinda para Setúbal esteve muito relacionada com o facto de terem um familiar com uma casa na cidade do Sado.
O casal confessa que uma das diferenças que encontrou em relação ao Brasil foi a segurança. “Aqui podemos andar tranquilamente na rua. Quando cheguei estava com uma atitude um pouco defensiva, ainda tinha medo de tudo. Agora, sei que podemos andar com o telemóvel na mão sem problema, porque não vou ser roubado”, sublinha.
Quanto à nova pizzaria, saiba que o objetivo é seguir a regra das pizzarias napolitanas, ou seja, um tipo de fermentação longa e totalmente artesanal. Tudo passa por um processo de maturação da massa até Danillo poder fazer as pizzas. Uma vez que é usada esta técnica, as pizzas são de digestão fácil, o que significa que não vão causar-lhe desconforto ou aquela sensação de enfartamento.
A massa é leve e com uma borda fofa. Danilo utiliza produtos italianos como é o caso da farinha, mozzarella, molho e pepperoni. Os restantes ingredientes são frescos também. Num ambiente descontraído introduziu 14 sabores diferentes de pizzas no menu. Não há talheres e são servidas em tabuleiros de madeira enfeitados.
No entanto, está a fazer outro menu para pizzas sazonais que vai lançar em breve. Os preços variam entre os 9,50€ e os 16€. As pizzas têm todas o mesmo tamanho: 28 centímetros, uma das regras da pizza napolitana.
Danilo revelou à NiS que pretende também servir pães recheados e pães de alho, mas tudo a seu tempo. Está também a estudar um menu para estudantes, uma vez que está perto de várias escolas. Vai ter uma pizza mais pequena com uma bebida. O forno funciona a lenha e a gás. É napolitano e está homologado para as pizzas que faz.
Nesta fase, a grande ambição do brasileiro é ficar conhecido na região e que os clientes provem e gostem do produto. “Já estou a ter um feedback muito bom. Temos clientes que voltaram cinco e seis vezes. Estou muito grato”, confessa.
O espaço tem serviço de take-away e aceita reservas, através dos números 960 424 222 ou 265 734 213. Está aberto de quarta a sexta-feira do meio-dia às 15 horas e das 18h30 às 22h30. Ao sábado e domingo o horário de funcionamento é apenas das 18h30 às 22 horas.
Carregue na galeria para descobrir mais detalhes sobre a pizzaria.