comida

Chef Mauro Loureiro abre novo espaço na cidade com vista para o Sado e para a Arrábida

O restaurante abriu a 14 de maio e promete trazer o melhor da fusão entre a comida setubalense e a culinária portuguesa.
Chama-se Sóce by Mauro Loureiro.

Quando começou o seu percurso no mercado laboral, tinha apenas 16 anos. Aos poucos, alcançou cargos de chefia e, de Portugal ao estrangeiro, não demorou muito tempo. O chef Mauro Loureiro rumou até França e foi lá que trabalhou em restaurantes com estrelas Michelin e que construiu grande parte da sua carreira. Depois de vários anos de experiências, abriu agora um novo spot em Setúbal.

O Sóce by Mauro Loureiro foi inaugurado no dia 14 de maio, na Avenida Belo Horizonte, zona das Escarpas de S. Nicolau. O objetivo — como foi visível, no programa Portugal Bem Temperado — é promover as especialidades e os produtores da região, desde as ostras ao peixe, sem esquecer os vinhos, o choco e, claro, o queijo e as tortas de Azeitão. Ao mesmo tempo, é uma fusão entre a culinária tipicamente setubalense e os pratos portugueses.

A decoração foi pensada e construída por profissionais, com o intuito de criar um ambiente que se integra harmoniosamente com a paisagem, proporcionando conforto e informalidade aos visitantes, como explicam os responsáveis. A melhor parte é que, esta zona da cidade, tem uma paisagem deslumbrante para o rio Sado, para a Serra da Arrábida e para Setúbal.

“Em junho do ano passado, abrimos um espaço no mercado de Setúbal. Este ano, inaugurámos o restaurante que nos enche de orgulho. É graças ao talento ímpar e dedicação de toda a equipa que conseguimos crescer e oferecer o melhor serviço aos nossos clientes. Continuaremos a oferecer uma cozinha irreverente e inusitada, criada por uma equipa curiosa e inquieta para uma experiência gastronómica única”, diz o chef.

Já pode visitar.

Do menu, destacam-se nas entradas o croquete de javali, a sopa de tomate e as ostras do Estuário do Sado. Depois, pode provar o pernil com puré de aipo ou a massada de caldeira. Há, claro, pratos de assinatura do chef como o tagliatelle de choco e o bacalhau confitado com molho MarLo. Para sobremesa, há torta com gelado de queijo de Azeitão e o pudim de ovos com gelado de tangerina. O restaurante também se distingue pela sua carta de vinhos, que representa as principais regiões vinícolas de Portugal, e uma seleção de cocktails.

O espaço vai ainda trazer muitas novidades, como sunsets com DJs e música ao vivo, com o objetivo “de proporcionar boa energia, diversão e momentos especiais em torno de boa comida”. Mauro Loureiro, 41 anos, é natural de Fão, vila do município de Esposende.

O chef, que também se tornou um dos mais conhecidos da região, desenvolveu um projeto digital de promoção dos locais icónicos e produtos ímpares da zona. Chama-se “Portugal Bem Temperado” e trata-se de um programa de divulgação gastronómica e turística, de cinco episódios, filmado em cenários naturais únicos. Os protagonistas são os produtos regionais harmonizados com vinhos da Península de Setúbal.

O Sóce é o seu primeiro projeto a solo. Em entrevista à New in Setúbal confessou que, apesar de ter viajado muito, Portugal continua a ser o seu País favorito, daí que queira homenageá-lo com os seus pratos.

“Tento exprimir o meu percurso, mas sempre com a raiz em Portugal, porque sou português, acima de tudo, mas considero redutor dizer: ‘Sou português e faço o tradicional e uso o produto só aqui da região’. Nada contra, porque o que importa é a defesa daquilo em que acreditamos e só dessa forma conseguimos autenticidade, mas, para mim e no meu caso pessoal, seria redutor apagar as minhas experiências internacionais e pessoais”, afirma.

E acrescenta: “Aqui, a nossa identidade é o produto, o português, existindo alguns pratos inspirados no nosso cancioneiro tradicional, mas claro está, terão sempre aqui aquele toque de irreverência, audácia e de vanguarda, que já são um bocadinho assinatura do meu trabalho neste tempo em que estou a laborar na região de Setúbal”. Recorde o artigo em que contámos tudo acerca do percurso do chef Mauro Loureiro, desde o início até à atualidade.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida Belo Horizonte, N.º 76 A
    2910-422 Setúbal
  • HORÁRIO
  • Terça-feira a sábado, das 12h às 15h
  • Terça-feira a sábado, das 19h às 22h30
PREÇO MÉDIO
Entre 20€ e 30€
TIPO DE COMIDA
comida portuguesa

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA