comida

Ceviche de ostras com maçã: uma receita alternativa da chef Patrícia Borges

Este domingo, dia 14 de outubro, vai haver uma degustação comentada pela especialista na Casa da Baía, às 18 horas. Se não se inscreveu ainda há uma oportunidade para aprender.

Faça da ostra a rainha do seu jantar.

Adorada por uns, odiada por outros. O Festival da Ostra termina este fim de semana, mas se pertence ao grupo de fãs do molusco aprenda a prepará-lo em casa. 

“As ostras ao natural finalizadas com sumo de limão e pimenta são a forma mais apreciada”, explica Patrícia Borges, Professora Adjunta da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.  “No entanto fica com uma textura viscosa, que não é do agrado de muita gente”, acrescenta.

Pode grelhá-las ou cozinhá-las ao vapor. “Estas são as formas mais comuns para alterar a consistência da ostra, mas há receitas alternativas, que fazem uso de outros ingredientes e que ajudam a mascarar o sabor a maresia”, refere a chef.

Patrícia Borges partilhou com a New in Setúbal a receita de Ceviche de ostras com maçã camoesa. Uma das receitas que vai ser apresentada no evento do próximo domingo. Arrisque e impressione os seus amigos na próxima jantarada que der em sua casa. 

Do que precisa:

— 4 Ostras
— ½ Maçã camoesa em brunesa fina
— Sumo de 1 lima
— Sumo ½ limão
— Sumo e raspa de ½ laranja
— 1 Malagueta picada finamente
— gengibre q.b.
— cebolinho q.b.
— sal q.b.

Como se faz

Numa taça misture os sucos, a raspa de laranja, a maçã, o gengibre e o sal. Abra as ostras, retire o miolo e regue com o preparado anterior. Disponha sobre uma base crocante e finalize com o cebolinho picado.

tags: culinária, festival da ostra, molusco, ostras, receitas

outros artigos de comida

mais histórias de Setúbal